Ministro von Simons discute situação da Alta Silesia

Ministro von Simons discute situação da Alta Silesia

Correio do Povo do dia 5 de abril de 1921, terça-feira, noticiava:

O ministro von Simons (c) reiterou o compromisso de indenizar os aliados.

publicidade

A Allemanha e os alliados 

Berlim, 3 - O ministro von Simons, antes de partir para Lugano, conferenciou com o encarregado de negocios dos Estados Unidos sobre a situação da Alta Silesia, tendo accentuado, nessa occasião, a boa vontade da Allemanha de cumprir as obrigações que lhe são impostas pelo tratado de paz quanto ás reparações. Segundo consta, o representante dos Estados Unidos enviou um relatorio ao seu governo sobre a conferencia que teve com o ministro allemão. A “Gazeta de Voss’ diz que já é conhecida a resposta dos Estados Unidos a proposito da suggestão. Os Estados Unidos teriam registrado sua satisfação pela disposição manifestada pela Allemanha de reparar os damnos que os seus exercitos causaram, e ao que esta moralmente obrigada, sendo sómente sobre esta base que se chegará a uma paz duradoura. 

DIVERSAS

Dr. Borges de Medeiros - De sua fazenda, no municipio de Dores de Camaquam, regressou, hontem, acompanhado de sua exma. familia, o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado. No caes do porto, grande numero de pessoas aguardava a sua chegada.

Reclamações - Moradores da rua Arlindo, quadra entre as ruas Marcilio Dias e General Caldwell pedem-nos reclamar a quem de direito sobre as irregularidades com que é feito o serviço da limpeza publica. Alludem os reclamantes que se passam semanas inteiras que as casas daquellas ruas ficam privadas do respectivo serviço, acarretando isso incommodos não pequenos. Moradores da Rua General Lima e Silva, quadra entre Republica e Luiz Affonso, queixam-se que em uma das casas ali existentes os seus moradores se dedicam ao sport do tiro ao alvo, disparando revólvers e outras armas. Para os moradores das visinhanças isso constitue um perigo, pois estão expostos a serem attingidos qualquer bala perdida. a rua Castro Alves é tambem uma onde o serviço de Asseio Publico se faz com morosidade. Ha mais de vinte dias que os carros dessa empreza ali não comparecem para fazer tal serviço.

A instrucção em Jaguarão - O collegio 20 de Setembro, de Jaguarão, continua na sua nobre campanha em pról da instrucção popular, esforçando-se, como é o seu fim principal, para commemorar o centenario da independencia com o menor numero possivel de analphabetos naquelle municipio.

TELEGRAMMAS

As novas incursões dos bandolleiros- de Santa Catharina

Lagoa Vermelha, 3 - Em Cruzeiro, no Estado de Santa Catharina, deu-se um encontro entre um grupo de bandoleiros fanaticos e a policia estadoal, resultando grande mortandade. O intendente deste municipio pediu providencias ao governo deste Estado, no sentido de ser augmentada a força da Brigada Militar aqui destacada para poder patrulhar o norte do municipio, assolado por diversos grupos que ameaçam a tranquilidade da população.

Os concertos do centro musical de Porto Alegre

Santa Cruz, 4 - Partiu, hoje, para Cachoeira a grande orchestra do Centro Musical de Porto Alegre, que aqui recebeu verdadeira homenagem de admiração e applauso, sendo brilhante o successo que obteve nos dois concertos symphonicos e na “matinée” realizados no Theatro União. 

A questão do carvão

Roma, 3 - Por motivo da gréve dos mineiros na Inglaterra, as estradas de ferro puzeram seus stocks de carvão a disposição dos industriaes italianos, para que estes não se vejam forçados a suspender o trabalho em suas officinas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 5 de abril na história
1869 - Criação da Escola Normal de Porto Alegre. 
1908 - Nasce a atriz Bete Davis.
1927 - O atleta dos EUA, Johnny Weissmuller, que virou Tarzan no cinema, chega a três recordes mundiais em natação no mesmo dia.
1974 - Lançamento do filme Amarcord, de Federico Fellini.
1992 - Morre o cantor e compositor Antônio Marcos.

 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895