Ministros francês abre a reunião das potências aliadas em Londres

Ministros francês abre a reunião das potências aliadas em Londres

Correio do Povo do dia 10 de agosto de 1922, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O pedido de moratória da dívida pela Alemanha foi pauta da conferência dos aliados em Londres.

publicidade

A conferencia inter-alliada de Londres 

Londres, 9 - O primeiro dia da reunião dos representantes das potencias alliadas foi consagrado, quasi exclusivamente, á exposição do chefe do governo francez, sr. Poincaré, o qual a pedido do sr. Lloyd George, primeiro ministro britannico, expoz a situação creada pelo pedido de moratoria feito pela Allemanha. O sr. Poincaré recordou, especialmente, ás vezes que, successivamente, o governo do Reich deixou de cumprir as obrigações estatuidas no tratado de Versalles; salientou as concessões que os alliados tem feito ao governo de Berlim, e accrescentou que a França esperava ver terminados os sacrificios que vinha fazendo, alimentando a esperança de liquidação dos bonus da serie C. 

DIVERSAS

Estrada de Ferro Alegrete-Quarahy - Continua o avançamento desta linha ferrea, tendo attingido os trilhos ao kilometro 13, approximando-se da primeira estação que é Boa Vista. Ao mesmo tempo estão sendo construidas as cercas de aramado, que defendem a estrada e obras necessarias, como as casas para turmas e primeira estação, cujo trabalho começa a ser atacado. A primeira casa de turma, em construcção, é situada no kilometro 13 1/2, ficando a Bôa Vista no kilometro 22. Esses trabalhos estão confiados ao empresario das obras do sr. Henrique Lafin. 

Caiu do bond - No estribo do bonde P., n. 30, que pouco depois das 19 1/2 horas, demandava o fim da linha, viajava o jornaleiro Luiz Marques, branco, com 24 annos de idade, e residente á rua Sete de Setembro n. 137. Distraindo-se quando aquelle vehiculo corria pela avenida Redempção, bateu elle com a cabeça num dos postes da Companhia Força e Luz, caindo ao solo. Além do ferimento produzido na cabeça, recebeu elle um choque traumatico. Depois de pensado na Assistencia Publica do 1º districto, foi Luiz Marques recolhido á Santa Casa.

Independencia do Equador - Passa hoje, mais um anniversario da proclamação da independencia do Equador, motivo porque durante o dia conservar-se-ão embandeirados os consulados.

TELEGRAMMAS

A estatua de Olavo Bilac 

S. Paulo, 9 - Vão ser realisadas, no dia 15 do corrente, varias festas, destinando-se o produto obtido, a auxiliar a construcção da estatua de Olavo Bilac. Estas festas foram adiadas devido ao recente fallecimento do dr. Aureliano Gusmão, professor da Faculdade de Direito. As festas estão despertando interesse. 

O monumento a Santos Dumont O local que será erigido 

Rio, 9 - A commissão do monumento a Santos Dumont esteve reunida sob a presidencia do deputado Ephygenio de Salles. O presidente deu conhecimento de que, tendo sido encarregado de se entender, em nome da commissão, com o prefeito, sobre o local em que deve ser levantado o referido monumento, designou elle uma das pontas da avenida de contorno do Morro da Viuva, entre o monumento do Chile e do Mexico. O monumento será assim avistado pelos navios á entrada da barra, bem como desde o principio da avenida Beira Mar.

Congresso Nacional 

Rio, 9 - A Camara não funcionou hoje por falta de numero.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de agosto na história

1848 - Fundação do Conservatório de Música do Rio de Janeiro. 
1912 - Nasce o escritor Jorge Amado.
1935 - Início das transmissões da Rádio Jornal do Brasil.
1956 - Nasce a cantora Fafá de Belém. 
1995 - Morre o sociólogo Florestan Fernandes. 
2000 - Congresso confirma anistia a parlamentares com crimes eleitorais.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895