Monumento é inaugurado na trincheira das baionetas na França

Monumento é inaugurado na trincheira das baionetas na França

Correio do Povo do dia 10 de dezembro de 1920, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

As baionetas foram muito utilizadas nos confrontos da I Guerra.

publicidade

Inauguração de um monumento 

Paris, 9 - O sr. Millerand acompanhado do embaixador dos Estados Unidos, sr. Wallace, do alto pessoal da embaixada e dos marechaes Foch e Joffre inaugurou, hontem, na presença de uma enorme multidão commovida e respeitosa, nas proximidades de Douaumont e perto de Verdun o monumento levantado na trincheira chamada das bayonetas. O monumento, ora inaugurado, foi erigido por iniciativa e obra do americano sr. Ranf, morto em consequencia de um desastre de aviação e cuja familia assistiu á commovente cerimonia. Por occasião do acto inaugural falou o presidente da Republica, sr. Millerand, que disse ser a trincheira uma synthese perfeita da batalha de Verdun, pondo a mostra, a seguir, o heroismo e abnegação dos valorosos “poilus” que deram tempo, com a sua resistencia, para os alliados se armarem.

DIVERSAS

As colheitas em Caxias - Segundo o nosso collega “O Brasil”, as colheitas do corrente anno, no municipio de Caxias, promettem ser abudantissimas, principalmente as de trigo e uva. A colheita de trigo já está sendo feita, tendo alguns plantadores desse cereal constatado que os seus esforços foram coroados de exito. Plantadores que lançaram á terra meia quarta de sementes conseguiram colher 8 sacos. Comparada com a colheita de anno passado, a deste anno será extraordinaria, pois colonos houve que na ultima safra colheram, de uma quarta de sementes lançadas á terra, apenas dois sacos, ao passo que neste anno estão colhendo 8.

Natal dos Pobres - A sociedade “União pela Luz”, fará, este anno, distribuição de brinquedos ás creanças pobres, por occasião do Natal. A distribuição será feita naquelle dia, na séde da sociedade, á avenida Berlim n. 75.

A furia dos autos - Repetem-se constantemente as correrias dos autos pelas ruas centraes da cidade, ameaçando a vida dos transeuntes, e causando desastres como o que passamos a narrar, sem que, nenhuma providencia venha pôr cobro a esses desatinos. Ainda ante-hontem, dois autos subiam a rua Thomaz Flores com grande velocidade, pois apostaram carreira, acontencendo que o motor de um delles, o de n. 28, parou ao chegar a rua Independência. E, assim, sem governo e devido ao declive da rua, aquelle vehiculo retrocedeu repentinamente, indo de encontro ao passeio.

TELEGRAMMAS

A matança no Frigorifico Armour

Livramento, 9 - “A Tarde” noticia que só no mez de janeiro é que o frigorifico Armour iniciará a matança para a nova safra, não se sabendo entretanto quaes os preços que vigorarão para a compra de gado.

O preço do telephone

Jaguarão, 9 - Foi mal recebida a noticia do augmento de 50% no preço da assignatura dos telephones que vigorará no anno vindouro. Muitos assignantes mandarão retirar os apparelhos caso a Companhia insista no augmento.

Construcção de estrada

Paiol Grande, 9 - Reina contentamento neste municipio, por ter o governo do Estado mandado iniciar os serviços da construcção da estrada de rodagem que vae desta villa a Nonohay.

O governo da China e as eleições no Oriente

Vladivostock, 9 - A assembléa reconstituinte reconheceu, por 79 votos contra 33, a legalidade do governo da China com jurisdicção em toda a Russia Oriental. A assembléa constituinte ficará como governo local em Vladivostock até que sejam realisadas eleições parlamentares no Extremo Oriente, eleições essas marcadas para o dia 15 do corrente mez.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de dezembro na história

1825 - O Brasil e as Províncias Unidas (atual Argentina) entram em guerra.
1916 - Implantação do serviço militar obrigatório.
1996 - África do Sul: nova Constituição põe fim ao Apartheid.
1999 - A Associação Médicos sem Fronteiras recebe o Prêmio Nobel da Paz.
2016 - Duas explosões do lado de fora de um estádio de futebol em Istambul, Turquia, matam 38 pessoas e ferem outras 166.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895