Novo mobiliário vem do Estados Unidos para o Palácio Piratini

Novo mobiliário vem do Estados Unidos para o Palácio Piratini

Correio do Povo do dia 2 de março de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O mobiliário do Palácio Piratini.

publicidade

Mobiliario para o novo palacio do governo

No novo palacio do governo está sendo installado um mobiliario destinado ao archivo do mesmo. É elle todo de aço, esmaltado a fogo occupando tres salas e duas grandes galerias. O mobiliario consta de estantes, mesas de varios typos, cadeiras, cofres, mappas-thecos, guarda-roupas e outros moveis. Todo elle é desmontavel, automatico e de facil transporte. A par do aspecto artistico este novo mobiliario se recommenda contra o caso de roubos. Foi elle todo importado dos Estados Unidos, por intermedio da firma A. H. Gilbert Comp., da qual é representante o sr. João Vicente Friedrichs. Mobiliario nas mesmas condições a referida firma está montando na Bibliotheca Publica. O dessa repartição, principalmente em matéria de estantes para livros, é igual ao da Bibliotheca Nacional, da capital federal.

DIVERSAS

Processo contra o dr. Wenceslau Escobar - Perante o dr. Jorge Moojen da Rocha, juiz districtal da vara criminal, continuou, hontem, a inquirição de testemunhas arroladas no processo que o senador Carlos Barbosa Gonçalves move ao dr. Wenceslau Escobar por crime de calumnias impressas no livro “Apontamentos para a historia da revolução de 1893”.

Viação Ferrea - Segundo telegramma recebido, hontem, pelo dr. Alvaro Crespo de Oliveira, engenheiro-chefe do 9º districto de fiscalisação das Estradas de Ferro, já foi feita pelo dr. Augusto Pestana, director da Viação Ferrea a inspecção ao ramal de Cruz Alta e Santo Angelo que, como temos noticiado, vae ser incorporado á rêde encampada pelo governo do Estado. As negociações para essa incorporação vão adeantadas, esperando-se agora a abertura do necessario credito para occorrer ás despezas preliminares.

“Folha da Noite” - Com a denominação acima, acaba de apparecer, em S. Paulo, mais um vespertino diário. O novo jornal que, segundo noticias particulares aqui recebidas, tem tido boa aceitação, obedece á direcção do nosso collega, sr. Olival Costa, da redacção do “Estado de S. Paulo”.

Reclamação - Moradores da rua Pantaleão Telles, quadra entre Bento Martins e Canabarro, pedem-nos chamemos a attenção para o fato de ha cinco dias se acha ali um cão morto. Pedem-nos, que levemos ao conhecimento que ha costume banhar-se no Guayba sem vestuario algum.

TELEGRAMMAS

Nova linha de bondes

Pelotas, 1 - A empresa de Luz e Força electricas iniciou os trabalhos para a construcção de novas linhas de bondes para o arrabalde das Tres Vendas.

A visita do rei da Italia ao Brasil

Rio, 1 - O sr Souza Dantas, embaixador do Brasil em Roma, communicou ao governo que apresentou ao Rei Victor Manuel uma carta autographada do sr. Epitacio Pessoa. S. M. manifestou a sua sympathia pelo Brasil, e reaffirmou o seu proposito de visitar o nosso paiz.

Crime de Bigamia

Rio, 1 - O juiz, em exercicio, da vara criminal, tendo pronunciado, por crime de bigamia, a um individuo casado em Portugal, e que aqui pretendera contrair novas nupcias, mandou extrair do respectivo processo cópias de varias peças, pelas quaes está aprovada a responsabilidade de um desses arranjadores de papéis para casamento, o qual tudo facilitou de ciencia propria para que o réu incidisse na sancção penal. Vae, assim, a policia chamar a contas o cumplice do bigamo.

Estação naval do Rio Grande

Rio, 1 - Partirá amanhã para o Rio Grande o contra-torpedeiro Alagoas que vai substituir o Paraná na estação naval dali.

A grafia da época está preservada nos textos acima.

CRONOLOGIA

O dia 2 de março na história

1917 - Porto Rico passa a ser estado norte-americano. 
1919 - Realização do 1º Congresso da III Internacional em Moscou. 
1926 - Fundada a organização da Juventude Fascista Italiana. 
1946 - Ho Chi Minh é eleito presidente do Vietnã.
1984 - Inauguração do Sambódromo, no Rio de Janeiro.
1996 - Acidente aéreo mata os integrantes dos “Mamonas Assassinas”. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895