Novos confrontos da Alta Silesia

Novos confrontos da Alta Silesia

Correio do Povo do dia 12 de maio de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os rebeldes polacos estavam invadindo territórios da Alta Silesia

publicidade

Os successos da Alta Silesia - Registraram-se novos choques sangrentos

Londres, 10 - O levante dos polacos na Alta Silesia vem transtornar todo o accordo europeu, e não se póde perceber, no momento, a melhor maneira, de remover o perigo. O governo polaco salvaguardou a sua responsabilidade nesse movimento chefiado pelo conde Korfanty, que se acha a testa de trinta e cinco mil rebeldes contra os quaes as poucas forças francezas e italianas foram impotentes para impedir a occupação de uma extensa area, que por isso cahiu em poder dos polacos. A participação de um grande numero de tropas alliadas na tarefa de repellir os polacos do territorio invadido, trará, inevitavelmente consequencias desagradaveis. Emquanto isso o conselho dos embaixadores e os governos alliados exercem toda pressão politica possivel sobre os dirigentes polacos, para que tomem providencias cabiveis. 

DIVERSAS

Estação experimental para a cultura da vinha - Esteve hontem, em Villa Nova, o dr. Luiz Gomes de Freitas, inspector agricola, em visita ás colonias ali existentes. O representante do Ministerio da Agricultura, trouxe de lá varias amostras de terra, afim de envial-as ao Rio de Janeiro, para se verificar a que cultura se adapta. O dr. Luiz Gomes de Freitas, em palestra com os colonos, declarou que iria tratar de conseguir o estabelecimento, em Villa Nova, de um campo experimental para a cultura da vinha. O sr. Vicente Monteggia, offereceu-se para doar o respectivo terreno, caso o governo resolva installar, a referida estação experimental. Associação Riograndense de Imprensa - Realisou-se ante-hontem, á noite, mais uma sessão ordinaria da directoria desta Associação, sendo tratados diversos assumptos de interesse, entre elles o do estabelecimento da séde social. Para esse fim foi alugada a sala da frente do predio 317 da rua dos Andradas, onde, na proxima semana, começará a funccionar a referida séde. Terão assim os associados desta capital e os jornalistas do interior um ponto de reunião, alem da bibliotheca que a directoria está organizando para usos dos mesmos. Nesse local funccionará tambem a redacção da “Imprensa”, orgão official da Associação Riograndense de Imprensa. 

TELEGRAMMAS

Nova estrada de ferro 

S. Paulo, 11 - Foi incorporada por capitáes paulistas e paranáenses uma companhia para construir uma estrada de ferro que partindo da Sorocabana pela direita do Paranapanema irá a Guahira e ao Paraguay. A estrada passará por uma região de terras ferteis onde ha indicios de jazidas de carvão e petroleo e ha tambem varias quédas de alta potencia hydraulica. 
A aviação no Brasil

Rio, 11 - O aviador Hoover partiu, pouco antes das 10 horas, de S. Paulo, em um avião, com destino ao Rio, e aqui chegou ao meio dia e 5 minutos, conduzindo dois passageiros. Depois de um ligeiro passeio pela cidade, foi aquelle aviador ao Campo dos Affonsos, levantando o vôo ás 16 horas com destino a S. Paulo. O major Hoover declarou aos representantes da imprensa que pretendia chegar ainda com dia claro á capital paulista. 

O dr. Carlos Chagas nos Estados Unidos

Nova York, 11 - O dr. Carlos Chagas irá fazer uma conferencia sobre a molestia por elle descoberta e á qual deu o seu nome. 

A grafia da época está
preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de maio na história
1883 - É fundada no Rio de Janeiro a Confederação Abolicionista.
1888 - A Câmara Federal aprova a Lei Áurea. 
1913 - Nasce o cantor Jamelão.
1940 - É inaugurado o autódromo de Interlagos. 
1959 - Fundação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo (SP).
1997 - Rússia e Chechênia assinam tratado de paz.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895