O Centro Musical Porto-Alegrense

O Centro Musical Porto-Alegrense

Correio do Povo do dia 4 de novembro de 1920, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O Centro Musical Porto-Alegrense agenciava os músicos da Capital.

publicidade

Os concertos do Centro Musical Porto Alegrense

O Centro Musical Porto-Alegrense, que, no breve periodo de sua existencia, tanto tem feito já pela educação artística da nossa população, vae proporcionar-nos mais um de seus esplendidos concertos. A data deste está defintivamente fixada para 6 do corrente, sabbado proximo. O Centro, no interesse de seus associados tem procurado realizar sempre seus concertos em domingos ou dias feriados. Desta vez, porém, viu-se obrigado a escolher o dia acima designado, pois no proximo domingo devem embarcar para Pelotas com a companhia lyrica, valiosos elementos de sua orchestra estarão acompanhando.

NR: O Centro Musical Porto-Alegrense foi fundado em 31 de janeiro de 1920. Os músicos envolvidos na criação do Centro Musical Porto-Alegrense eram profissionais e ofereciam seus serviços através de aulas particulares e apresentações. Os músicos que eram sócios do Centro, buscavam algum tipo de controle do mercado local, era uma forma de ter uma representação em prol da categoria. O Centro Musical Porto-Alegrense pode ser considerado, no que teve de mais importante, uma associação privada em busca de reconhecimento público à profissão

DIVERSAS

Raid Rio-Buenos Aires - O aviador Edú Chaves, iniciou seu raid Rio-Buenos Aires, com escalas por S. Paulo, Guaratuba e Porto Alegre. Partindo da capital da Republica ás 11,50 horas, foi obrigado a aterrar em Pindamonhangaba, dez kilometros distante da capital paulista. O aviador patricio está esperando a melhora do tempo, afim de proseguir a sua viagem para Porto Alegre, devendo antes escalar em Guaratuba, no Paraná.

Associação Rio-Grandense de Imprensa - Na redação da revista local “A Mascara” realizar-se-á hoje, ás 19 horas, uma reunião dos membros da Associação Rio-Grandense de Imprensa para tratar da eleição da primeira directoria dessa associação. Os trabalhos serão presididos pelo nosso collega João Maia, podendo a essa sessão comparecer todos os elementos de imprensa e homens de lettras que quizerem participar da referida Associação.

Intendencia de Passo Fundo - Afim de assumir o cargo de intendente de Passo Fundo, seguiu, ante-hontem., o dr. Nicolau de Araujo Vergueiro.

Fusão de sociedades polacas - Domingo ultimo realizou-se uma sessão para se tratar da fusão das sociedades polacas existentes nesta capital, tendo comparecido representantes da Aguia Branca e da Sokol. Não se fez representar a Tadeus Kosciusko. Ficou combinado fazer-se a fusão daquellas duas sociedades, devendo o seu novo nome ser escolhido em nova reunião. A Aguia Branca conta com uma matricula de 100 socios e a Sokol 150.

TELEGRAMMAS

O raid Rio- Buenos Aires

Rio Grande, 3 - O aviador Virginius De Lamare e o mechanico Silva Junior, seguiram hoje, para o Rio de Janeiro, a bordo do vapor Ruy Barbosa, levando o apparelho desmontado. O dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, telegraphou aquelle aviador offerecendo-lhe recursos para o seu transporte.

Rio, 2 - No proposito de pôr o chefe do estado-maior da Armada ao corrente do accidente que soffreu no Rio Grande do Sul o hydroplano em que tentava o aviador capitão-tenente Virginius De Lamare, realizar o raid aéreo Rio-Buenos Aires, esteve, hontem, á tarde, no gabinete daquella autoridade o capitão de fragata Damião Pinto da Silva, director da Escola de Aviação da Armada. Nessa conferencia, o chefe do Estado-maior da Armada, resolveu que o aviador De Lamare regresse immediatamente a esta capital, trazendo comsigo o seu avião o qual será reparado das avarias soffridas nas officinas da mesma escola.

Revolta das tropas bolchevistas

Copenhague, 8 - Confirma-se a noticia, segundo a qual se deram amotinações das tropas bolchevistas. Os sovietistas prenderam sete mil rebeldes e executaram de trezentos a duzentos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de novembro na história

1924 - Fundação da União dos Escoteiros do Brasil (UEB).
1937 - México nacionaliza o petróleo.
1944 - Segunda Guerra Mundial: rendição das tropas de ocupação alemãs e italianas na Grécia.
1980 - Ronald Reagan é eleito presidente dos EUA.
1995 - Yitzhak Rabin, primeiro-ministro de Israel, é assassinado.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895