O comércio tinha prejuízos com a demora de descarga no porto

O comércio tinha prejuízos com a demora de descarga no porto

Correio do Povo do dia 23 de novembro de 1920, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A demora do serviço de descarga no porto trazia prejuízos ao comércio.

publicidade

Serviços da Alfandega 

Segundo estamos informados acham-se mercadorias no porto desta capital para descarregar, provenientes de cerca de 30 vapores. Para se fazer uma idéa de morosidade do serviço de descarga, basta dizer-se que muitas facturas saccadas á 120 dias da data da saida dos vapores de Nova York já se acham vencidas, sem que o commercio tenha recebido as respectivas mercadorias. Tal estado de cousas só poderá trazer grandes embaraços para o commercio importador, pois que terá elle que pagar as mercadorias muito antes de recebel-as, o que não se dava alguns mezes atraz. Tomando-se 30 dias para a viagem do vapor até Rio Grande e mais trinta dias para o transporte até aqui e o desembaraço na Alfandega, tinha o commercio cerca de 3 mezes para dispôr de taes mercadorias. Sabe-se ainda que o vapor “Manchurian Prince”, ha pouco entrado no porto do Rio Grande, terá que descarregar naquelle porto, visto a empreza não dispôr de mais chatas para o transporte até aqui, e que se acham neste porto aguardando descarga. É provavel que o commercio tenha que tomar providencias nesse sentido, pois que não pode elle se sujeitar a que as suas mercadorias sejam despachadas no Rio Grande, onerando-as com despezas extraordinarias.

DIVERSAS

O caça-minas Petersfield - A officialidade e maruja do caça-minas Petersfield continuam sendo alvos de attenções por parte da colonia ingleza aqui domiciliada, como tambem das nossas autoridades e do povo em geral. Ante-hontem, em um frondoso capão situado na vivenda do sr. A. E. H. Cooper no arrabalde de Therezopolis, realizou-se o pic-nic offerecido pela colonia britannica aqui domiciliada aos tripulantes do Petersfield. Às 10 horas, os marinheiros, em numero superior a 40 foram para ali, em bondes expressos, cedidos pela Companhia Força e Luz e os officiaes em automoveis. A esta festa campestre compareceu o commandante Stuart Bonhan Carter, o dr. T.C Dilloon, consul de s.m. britannica e muitas familias da colonia ingleza aqui domiciliada. Foi servido lauto lunch, regado a chopp e outras bebidas, havendo, após, jogos athleticos, que correram debaixo de franco enthusiasmo. A chuva que caiu á tarde prejudicou um pouco a festa campestre, tendo os offciaies e marinheiros regressado ás 17 1/2 horas para bordo do Petersfield, trazendo a mais agradavel impressão de mais esta homenagem que lhe prestaram os seus compatriotas. Hontem, á noite, o dr. Tomaz Williamson offereceu, em sua residencia uma soirée musical aos officiaes e marinheiros do Petersfielsd. Esta festa correu animada agradando a todos que nella tomaram parte. Ao contrario do que já foi noticiado, aquelle não será franqueado ao publico, amanhã, mas sim na quinta-feira das 14 ás 18 horas.

TELEGRAMMAS

Novo cinema

Carasinho, 21 - Será inaugurado aqui, dentro em breve, o novo cinema, a preços populares, de propriedade do sr. Jacob Simon.

Serviço telephonico

Jaguary, 21 - Brevemente serão installados os trabalhos para o estabelecimento de um serviço telephonico nesta villa.

A Liga das Nações

Genebra, 22 - A Allemanha enviou uma nota á Liga das Nações, cuja assembléa ora está reunida aqui, declarando que os alliados não cumpriram os compromissos referentes á repartição das colonias alemãs á attribuição dos mandatos sobre ellas. A Allemanha, desde que assignou o pacto da Liga, julgava-se admitida na Liga o que permittiria ter tambem parte na attribuição dos mandatos, mas como tal não succede, considera-se desligada da clausula do tratado, segundo a qual abriu mão das colonias. A nota é longa, redigida em termos juridicos e moderada na fórma, mas constitui um energico appello que a assembléa plenaria apreciará. A sua existencia foi conhecida de tarde, por indiscripção, de maneira que sómente, quando publicada officialmente, poderá fazer-se um estudo fundamentado.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de novembro na história

1826 - Convenção Brasil-Inglaterra para extinção do tráfico negreiro.
1943 - Criação da Força Expedicionária Brasileira (FEB).
1954 - Inauguração do ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
1981 - Flamengo é campeão da Libertadores da América.
1982 - Morte de Adoniran Barbosa, compositor.
1994 - Tumba do faraó egípcio Queops é aberta.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895