O funeral da Imperatriz Augusta Victoria

O funeral da Imperatriz Augusta Victoria

Correio do Povo do dia 19 de abril de 1921, terça-feira, noticiava:

Os funerais da ex-imperatriz Augusta Victoria, na Alemanha

publicidade

Os funeraes da ex-kaiserina

Haya, 17 - Communicam de Doorn que o ex-kaiser e os seus filhos, cada um por sua vez, á noite passada velaram o corpo da ex-imperatriz Augusta Victoria na sala do Castello transformada em camara ardente. O serviço funebre realizou-se ás 9 horas, devendo o corpo ser transportado hoje para Maarn, na fronteira, acompanhado de todos. 

Haya, 18 - Communicam de Doorn que o trem conduzindo para a Allemanha o feretro da ex-imperatriz Augusta Victoria, partiu de Maarn hoje, ás 7,45 da manhã, achando-se presente na estação a princeza Luiza Victoria. 
Amsterdam, 18 - Informam de Maarn, que o trem especial conduzindo o corpo da ex-kaiserina atravessou a fronteira da Allemanha ás dez horas após pequena parada em Elten, onde a legação do consulado alemão deixaram a comitiva. 

DIVERSAS

O serviço telegraphico do Correio do Povo - Como os leitores, terão de certo, notado, ha dias vem melhorando, sensivelmente, o nosso serviço telegraphico do extrangeiro. Essa melhora se ha de accentuar ainda mais de hoje em deante. É que ha dias vinhamos recebendo, a titulo de experiencia, uma parte do serviço telegraphico da “Associated Press”, agencia de informações que conta com ampla ramificações em todo mundo e que, no nosso paiz, tem como assignantes, entre outros o “Jornal do Commercio” e o Correio da Manhã do Rio de Janeiro. Á vista da excelencia desse serviço, resolvemos contractal-o definitivamente e assim estamos recebendo desde hontem, a totalidade das informações telegraphicas fornecidas pela “Associeted Press”, das quaes ficou reservada para o “Correio do Povo” a exclusividade no Rio Grande do Sul.

Reclamação - Diversos moradores da avenida 13 de Maio, quadra entre as ruas Barbedo e José de Alencar, queixam-se contra uma resolução tomada pela Companhia Força e Luz. É o caso que esta mandou tirar do meio daquella quadra um poste branco de parada, que ali existia ha muito tempo, para ir collocal-o em um ponto que julgam os reclamantes completamente desnecessario por ser logo apos á esquina da primeira daquellas ruas.

O novo consul allemão - O dr. Walter Reinhardt, consul geral da Allemanha nesta capital, fez uma visita official ao dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, no ultimo sabbado. 

TELEGRAMMAS

O novo Theatro Guarany

Pelotas, 18 - Os proprietarios do novo Theatro Guarany contrataram o paquete “Rio de Janeiro”, para trazer de Buenos Aires a Companhia Lyrica Mauanti, que deverá estrear naquelle theatro, a 28 do corrente. A inauguração do Theatro Guarany constituirá um acontecimento social. O dr. Victor Russomano, deputado estadoal, foi convidado para fazer o discurso offerecendo, em nome da população pelotense, uma placa de bronze aos proprietarios do referido theatro. Está tendo extraordinaria aceitação a assignatura para a temporada lyrica. 

Centro Musical Porto Alegrense

Cruz Alta, 16 - Realizou-se, hontem, com grande successo, o ultimo concerto da grande orchestra do Centro Musical Porto Alegrense. O variado programma de que o mesmo constara teve uma impecavel execução, merecendo fartos applausos da numerosa assistencia. Hoje, a orchestra deverá seguir para Alegrete, onde dará vários concertos. 
A situação politica na Italia

Roma, 17 - A campanha eleitoral continua a dar motivos a lutas, a revólver nas ruas e assaltos e saques. Hontem, em Mantua os fascistas queimaram a séde do centro trabalhista local.

A grafia da época está 
preservada nos textos acima 

CRONOLOGIA

O dia 19 de abril na história

1923 - Nasce a escritora Lygia Fagundes Telles.
1941 - Nasce o cantor Roberto Carlos.
1944 - Primeira comemoração do Dia do Índio. 
1956 - A atriz Grace Kelly torna-se princesa de Mônaco.
1988 - Morre o ex-ministro dos Transportes Mário Andreazza.
1996 - Morre o ator Walter D’Avila. 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895