O gado criado no Rio Grande do Sul recebia uma valorização maior dos frigoríficos uruguaios

O gado criado no Rio Grande do Sul recebia uma valorização maior dos frigoríficos uruguaios

Correio do Povo do dia 6 de janeiro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os frigoríficos uruguaios estavam pagando mais pelo gado criado no RS.

publicidade

Os gados rio-grandenses

Vae ser adoptada por outros fazendeiros de Uruguayana, a medida usada pelo coronel Francisco Martins de Carvalho, de levar o gado gordo da presente safra á “tablada” de Montevideo para venda. Essa iniciativa do fazendeiro uruguayanense surgiu em consequencia dos baixos preços offerecidos pelos frigorificos do Estado. A primeira leva de novilhos do coronel Francisco Carvalho, obteve bons preços, tendo sido o gado muito elogiado. Sobre a entrada desse gado na “tablada”, o “Diario del Plata” publicou a seguinte noticia: “Chegou ao nosso mercado de gado o 1º lote de rezes gordas enviado para venda, procedente do municipio de Uruguayana, Brasil, composto de 205 novilhos. O referido gado, que e de propriedade do abastado fazendeiro sr. Francisco Martins de Carvalho, chamou justamente a atenção pela sua excepcional gordura, o que prova a excelencia do pasto dos campos daquelle estancieiro. Não obstante a longa distancia que teve que percorrer o gado para chegar ao mercado uruguayo, foi pago o preço maximo cotizado nesse dia, sendo comprador o Frigorifico Uruguayo.

DIVERSAS

Serviço de bondes - Começaram a chegar para a Companhia Força e Luz Porto Alegrense os trilhos que ella havia encommendado nos Estados Unidos para a completa duplicação de suas linhas e para attender ás necessidades de substituição do material estragado. Os dois primeiros contratos que a Companhia fez para esse fim não puderam ser cumpridos pelos respectivos fornecedores, devido á situação anormal da industria siderurgica. Existem promptos na Inglaterra seis carros electricos dos 20 encommnedados pela Companhia, e que ainda não foram de lá remettidos, porque as emprezas de navegação extrangeiras fizeram o accôrdo de não aceitar cargas para Porto Alegre, emquanto não se normalizar o serviço de carga e descarga no porto desta capital.

Dinheiro achado - Continua depositada em nosso escriptorio regular quantia em dinheiro encontrada, ha dias no Hotel Paris.

Sorte grande - Os srs. Demarchi & Cia., concessionarios da Loteria do Estado, tiveram telegramma de seu agente em Santa Maria, dizendo ter o mesmo effectuado o pagamento das duas approximações do Natal no valor de 50 contos de reis aos srs, ali residentes: Adelino Prates, Leonardo Trufberg, Reynaldo Silva e d. Alice Bomfim. O mesmo agente pagou mais os bilhetes n. 6219 premiado com 10 pontos ao sr. Alfredo Bopp, por conta de terceiro e o n. 10582 tambem com 10 contos ao sr. Evaristo Teixeira de Oliveira.

TELEGRAMMAS

A nacionalização da pesca

Rio Grande, 5 - Requereram naturalisação trinta e tantos pescadores portuguezes, afim de poderem exercer os direitos de pesca no Brasil.

Peste da Tristeza

Itaquy, 5 - O veterinario Oscar cunha Moreira regressou da estancia Tres Figueiras, aonde fôra chamado, tendo ali salvo dois touros puros, de alto valor, atacados de peste da tristeza.

Associação Commercial

Uruguayana, 5 - Foi inaugurada, hontem, á noite, a séde da Associação Commercial. A convite previo falou o dr. Flores da Cunha, que enalteceu os fins daquella associação, concitando, não só os commerciantes, como os fazendeiros a associarem-se.

Raid de automovel

S. Lourenço, 4 - Chegaram, hoje, aqui com procedencia de Porto Alegre, os srs. Alvaro Ribas e Luiz Irigoem que estão realizando um raid á Livramento em uma “barata Ford”. Hoje mesmo seguiram elles com destino a Livramento, via Pelotas.

Os Estados Unidos e Cuba

Washington, 5 - Annuncia-se que o Departamento de Estado deu ao ministro cubano nesta capital a certeza de que os Estados Unidos não pretendem intervir militarmente em Cuba,

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de janeiro na história

1908 - Início da construção do Forte de Copacabana. 
1915 - É aprovada no México, a lei da Reforma Agrária.
1919 - Morre o político norte-americano Theodore Roosevelt.
1927 - Os Estados Unidos Invadem a Nicarágua.
1992 - Astrônomos dos EUA descobrem nono sistema solar. 
1993 - Morre o trumpetista norte-americano Dizzy Gillespie. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895