O primeiro caso de julgamento de criminosos da I Guerra

O primeiro caso de julgamento de criminosos da I Guerra

Correio do Povo do dia 29 de junho de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Julgamento dos criminosos da I Guerra em Leipzig.

publicidade

O julgamento dos criminosos de guerra

Leipzig, 28 - O general Karl Stenger e o major Benno Crusius, accusados pelo governo francez de assassinos de prisioneiros de guerra, serão julgados pelo tribunal supremo allemão. É este o primeiro caso de julgamento de criminosos de guerra e promette-se tornar sensacional devido á posição de destaque dos dois accusados e do caracter do crime que lhes é imputado. Foram arroladas 54 testemunhas entre as quaes varios antigos generaes e conhecidos medicos. A lista de extradicção franceza accusa Stenger que commandava a 58º brigada de infantaria, de haver ordenado aos seus soldados “que nenhum francez fosse aprisionado”, a Crusius é accusado de haver ordenado aos seus commandados que espingardeassem todos os soldados francezes que cahissem nas mãos.

DIVERSAS

Beneficencia Portugueza - Hoje, ás 15 horas, realizar-se-á, a inauguração da nova sala de operações installada na sociedade de Beneficencia Portugueza. Aproveitando-se a occasião serão inaugurados outros melhoramentos recentemente installados naquelle hospital. 

Inauguração de um ramal ferreo - Amanhã, será inaugurado o ramal ferro-viario de Rio Branco a Santo Angelo. Dessa fórma, no dia 1º de julho proximo entrarão a correr trens de passageiros entre Cruz Alta e Santo Angelo. A linha ferrea entre estas duas localidades mede 109 kilometros e foi construida pelo 1º batalhão ferro-viario, devendo ser entregue provisoriamente ao governo do Estado e annexada á rêde da Viação Ferrea, visto ainda haver obras a executar por conta do governo da União. Logo que estiver inteiramente concluida, será essa linha annexada á rêde arrendada. 

O preço da energia e luz electricas - Continuam as medidas de reacção contra as companhias Força e Luz e Fiat Luz, por haverem resolvido elevar o preço da luz em 20%. A exemplo do que já resolveram varias casas commerciaes, os bazares “A Tricolor”, de Hanssen e Mohrdiek, “Abelheira”, de Mueller, e outras, deliberaram a partir de hontem, fechar as suas casas as 18 horas. As lojas de moveis seguirão o mesmo exemplo.

TELEGRAMMAS

Reorganização da Associação Rural Cangussuense

Cangussu, 27 - Na Intendencia, em reunião presidida, pelo dr. Raul Azambuja, intendente municipal, ficou reorganisada a Associação Rural Cangussuense. Ficou tambem combinada a realisação do 1º certamen, agro-pecuario, em novembro proximo. 

Academia Brasileira de Letras 

A vaga de João do Rio 

Rio, 28 - O escriptor Viriato Correa vae apresentar-se candidato á Academia Brasileira de Letras na vaga aberta com a morte do sr. Paulo Barreto( o João do Rio).

Os successos da Alta Silesia

Paris, 28 - Despachos de fonte polaca aqui recebidos annunciam que os territorios evacuados pelos insurrectos polacos na Alta Silesia receberão administração polaca e que a commissão inter-alliada velará sobre a manutenção da ordem. No momento da evacuação, os chefes rebeldes deram provas de grande espirito de conciliação. O conde Korfanty e o coronel Wargos empregaram toda a sua autoridade para fazer os rebeldes aceitarem as condições propostas pela commissão inter-alliada. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 29 de junho na história

1912 -
Abertura das Olimpíadas da Suécia.
1920 - Lampião entra no cangaço procurando vingar a morte do pai.
1966 - Os EUA bombardeiam Hanói e Haiphong no Vietnã. 
1974 - Isabel Perón assume a presidência da Argentina, no lugar do marido, Juan Domingo Perón, afastado por problemas de saúde.
2000 - Morre o ator e diretor de cinema italiano Vittorio Gassman.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895