O rei da Bélgica viajou de trem pelo interior de Minas Gerais

O rei da Bélgica viajou de trem pelo interior de Minas Gerais

Correio do Povo do dia 5 de outubro de 1920, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

O rei Alberto da Bélgica visitou alguns estados do Brasil

publicidade

Os reis da Belgica no Brasil 

Rio, 2 - Em Juiz de Fóra, o trem real não parou, mas fez uma curta parada na estação de Mariano Procopio para revista dos carros. Achavam-se ali cerca de 500 pessoas, que delirantemente acclamaram o rei Alberto e o senador Ruy Barbosa. O trem demorou-se apenas 5 minutos e partiu ás 3,10 da madrugada. Os reaes viajantes passaram dormindo nos carros do comboio que estavam fechados. Em Palmyra, o trem real parou na estação ás 4 1/2 da madrugada, seguin do ás 4 3/4.
Rio, 3 - O trem real chegou a Bello Horizonte á 1 hora. O rei e a rainha foram recebidos, na estação Central, com as cerimonias protocolares, salvando uma bateria de artilharia montada. Ha enorme movimento do povo, na cidade, para onde acorreram cerca de 5.000 forasteiros.

DIVERSAS

Augmento de salarios -Noticiámos, ha dias, que os foguistas e carvoeiros das usinas da Companhia Força e Luz, invocando as difficuldades actuaes de vida, haviam, em um memorial, solicitado o augmento de seus salarios. Agora, a directoria daquella companhia, solucionando o caso, resolveu augmentar o salario dos foguistas na razão de 500 rs. por dia e o dos carvoeiros na de 400 rs. diarios.

Viação Ferrea - O trecho da estrada de ferro, comprehendido entre a villa de Santo Angelo e a estação Rio Branco, será inaugurado por todo o mez corrente. O dia depende do regresso da capital da Republica do coronel Cassiano Ferreira de Assis, commandante do batalhão ferroviario, que ali foi entender-se com o ministro da Viação sobre assumptos de importancia capital para os nossos interesses, entre os quaes figura o de entregar immediatamente a estrada ao governo do Estado.

Objectos perdidos - Acha-se depositado na gerencia desta folha um guarda-chuva, encontrado hontem á noite, emfrente á casa Esteves Barbosa.

O novo porto do Rio Grande -A draga Marechal Hermes está dragando o novo porto do Rio Grande, com actividade no périmetro do armazem A-1 ao A-6, onde existe já a profundidade de 8 a 9 metros.

Duas baleias - Na semana passada, no molhe oeste da Barra do Estado appareceram duas baleias. Um desses cetaceos dias antes havia sido visto em Montevidéo.

TELEGRAMMAS

Anniversario do Correio do Povo

Cachoeira, 4 - A “Palavra” noticiando o anniversario do Correio do Povo, faz a essa folha elogiosas referencias, dizendo, entre outras cousas, o seguinte: “Além do grande numero de assignantes, a venda avulsa do Correio é elevada, sendo ás vezes insufficiente os exemplares remettidos para a agenda daqui”.

Os socialistas independentes allemães e os bolchevistas

Berlim, 3 - O jornal socialista “Die Rote Fahne” noticia que o comité executivo da Terceira Internacional annuncia que os leaders bolchevistas assistirão á conferencia dos socialistas independentes allemães em Halle se forem autorizados a entrar na Allemanha.

A luta entre polacos e bolchevistas

Varsovia, 4 - Communicado official: O panico augmenta nas fileiras das forças vermelhas. A cavallaria polaca aniquilou uma divisão bolchevista. Uma brigada inimiga rendeu-se nas vizinhanças de Horodysce. No ultimo ataque que foi feito, além de quarenta e dois mil prisioneiros capturados, foram aprehendidos cento e sessenta canhões e setencentas metralhadoras.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 5 de outubro na história

1884 - Funda-se em Porto Alegre a Sociedade de Imigração. 
1908 - Conclusão das obras da avenida Atlântica, em Copacabana.
1935 - Nasce o ator Tarcisio Meira. 
1966 - Inauguração da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.
1988 - Plebiscito no Chile aprova o “Não” à continuidade de Pinochet.
2000 - O ditador iugoslavo Slobodan Milosevic é deposto. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895