Obras viárias exigiam muita mão de obra à intendência municipal

Obras viárias exigiam muita mão de obra à intendência municipal

Correio do Povo do dia 4 de dezembro de 1920, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

Moradores da Capital cobravam melhoramentos nas vias da cidade.

publicidade

Prolongamento de rua 

Recebemos a seguinte carta: “Sr. redactor do “Correio do Povo” - Foram, ha pouco, prolongadas até a rua Pontas de Paris e, portanto, até a rua Voluntarios da Patria, as ruas Garibaldi e Santo Antonio, que terminavam na Floresta. Esse prolongamento foi de grande vantagem, pois encurtou, sobremodo, o caminho para aquelles que dali se dirigem á rua Voluntarios da Patria e que, antigamente, tinham de descer as ruas Barros Cassal ou Commendador Coruja. Outra rua que está a reclamar melhoramento identico é a Pelotas, que está reduzida a uma quadra, sem communicação directa com a rua Voluntarios da Patria. A intendencia bem poderia tratar do prolongamento daquella via publica, pois prestaria, com isso, um grande serviço aos seus moradores e á cidade cuja esthetica ficaria, assim, melhorada. - Um constante leitor.

DIVERSAS

O caça-minas Petersfield - O dr. T. C. Dillon, consul de s. m. Britannica recebeu uma carta do capitão-tenente Bonham Carter, commandante do caça-minas Petersfield, agradecendo mais uma vez as homenagens que aqui receberam, tanto elle, como a tripulação daquelle vaso de guerra durante a sua estada nesta capital. Pede para tornar extensivos os seus vivos reconhecimentos á população porto-alegrense, á colonia britannica, ás sociedades sportivas e á imprensa local. Esta carta foi expedida do Rio Grande, donde tambem o commandante Bonham Carter enviou um telegramma de agradecimentos ao dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado. Ao sr. Antenor Lemos, presidente do S. C. Internacional, aquelle official, de Pelotas, enviou, igualmente, uma carta, no decorrer da qual depois de explicar que motivos imperiosos o impediram de tomar parte no pic-nic que o mesmo club offerecerá á guarnição por elle comandada, agradece as gentilezas que tanto nessa festa, como no match lhes foram dispensadas.

Pelo commercio - O jornal do Commercio, de Recife, noticiou que numerosos membros do alto commercio dessa praça reuniram-se para tratar das successivas quebras fraudulentas que se vêm verificando em varios pontos do interior dos Estados do Norte, occasionando grandes prejuizos á classe. Resolveram dirigir-se ao dr. Manoel Gonçalves Pinto, presidente da Associação Commercial, por quem foram recebidos.

TELEGRAMMAS

Melhoramento municipal 

Cachoeira, 3 - Foi lançada, hontem, á tarde, perante numerosa assistencia, a pedra fundamental para a construcção das obras da hydraulica tanques e filtros, contratadas pelo municipio com o sr. José Mariné, especialista em construcções deste genero. Os tanques e filtros, que serão de cimento armado, guiar-se-ão pelo systema “Monier”, e as columnas e vigas edificiar-se-ão pelo systema de hesnnebique”. A captação da água será feita no canal do rio Jacuhy por meio de bombas collocadas numa profundidade conveniente para evitar a paralysação no caso de enchente. Nestas obras parciaes será seguido o projecto do dr. Saturnino de Brito. O dr. Annibal Loureiro, intendente municipal, por occasião daquelle acto, foi saudado pelo dr. João Neves, tendo respondido agradecendo e dizendo hypothecar, da melhor vontade, a sua actividade em prol de Cachoeira. 

A repatriação dos despojos dos imperadores do Brasil

Lisboa, 3 - Hontem, na Camara dos Deputados, iniciou-se o debate politico sobre as providencias a tomar a cerca da trasladação dos despojos mortaes dos imperadores do Brasil. - Essa trasladação se realizará no dia 7 do corrente. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 4 de dezembro na história

1881 - É publicada a primeira edição do Los Angeles Times.
1888 - O inventor norte-americano George Eastman registra a câmera Kodak.
1915 - Nos Estados Unidos, o estado sulista da Geórgia reconhece a organização racista Ku Klux Klan.
1991 - A Pan American World Airways cessa suas operações após 64 anos.
1993 - Morte de Frank Zappa, cantor e compositor norte-americano.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895