Oferta alemã de reparações recebe críticas dos Aliados

Oferta alemã de reparações recebe críticas dos Aliados

Correio do Povo do dia 10 de março de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Lloyd George critica a posição alemã sobre a dívida com os aliados.

publicidade

A conferencia de Londres

Londres, 8 - O ministro do Exterior da Allemanha, sr. von Simons fez uma triste figura na conferencia aqui reunida. Elle possue, entretanto, intelligencia muito superior a que as suas propostas permittiam suppor. No intimo, elle reconhece que as suas propostas ficaram lamentavelmente muito aquem das exigencias dos alliados e da capacidade allemã de pagamento, mas certamente náo queria, no regresso á Allemanha, ter de enfrentar as censuras com que seus compatriotas o acolheriam, caso ele fisesse uma boa offerta. “Elle não está em posição para negociar - disse o dr. Lloyd George. Elle representa a opinião publica allemã que ainda não está preparada para o reconhecimento das dívidas justas. Essa opinião formou-se atravez dos grandes interesses industriais e dos artigos dos jornaes financeiros allemães.

DIVERSAS

Banco Porto Alegrense - Recebemos um exemplar do relatorio do Banco Porto Alegrense, correspondente ao anno de 1920. O Banco Porto Alegrense acaba de arrendar, por cinco annos, o predio n. 90 da rua 7 de Setembroe onde funccionou a firma Fraeb e Cia. Em breve, esse estabelecimento tranferir-se-á para ali. O predio será convenientemente preparado para o fim a que se destina.

Objectos perdidos - Estão depositados no escriptorio desta folha: um pregador, encontrado pelo sr. Antonio Torelly emfrente á casa Angelo M. La Porta; uma peça de automovel encontrada pelo menino Honorato Flores.

Palavras do general Gamelin - O general Gamelin, chefe da missão militar franceza, entrevistado pelo “O Dia”, jornal recentemente apparecido no Rio, disse, entre outras cousas, referindo-se á defesa militar do Brasil, que o desenvolvimento das industrias nacionaes no tempo de paz, constitue elemento de segurança militar de guerra. As fabricas e usinas que produzem na paz artigos de consumo geral, podem fabricar na guerra material bellico. Fallou em seguida, da questão das cavalhadas, declarando que o Brasil precisa crear tres typos de cavallo militar: dous da sella, sendo um forte e de alto porte, detsinado ao estado-maior, outro de sella, pequeno para as tropas, finalmente um bom cavallo de tiro. Pensa que devemos eliminar completamente, qualquer idéa do cavallo estrangeiro. Devemos melhorar o cavallo nacional.

TELEGRAMMAS

Illuminação electrica

Pinheiro Machado, 9 - O sr. Francisco Faria Brito, fornecedor de luz electrica, de accordo com os consumidores, augmentou em 30%, provisoriamente, o preço do kilowat. A Intendencia abriu concurrencia para a venda de material electrico pertencente a mesma e fornecimento de illuminação electrica publica e particular.

A questão dos navios ex-allemães

Rio, 9 - Hoje á tarde, realizou-se um comicio no largo da Carioca contra a França a proposito da questão dos navios ex-allemães. A policia procurou impedir a realisação do mesmo porém, o orador passou-se para a redacção da “Patria”, falando de uma janella e recebendo applausos do povo, que era numeroso. Falaram outros oradores.

As olympiadas sul-americanas de 1922

Rio, 9 - O “Dia”, tratando das possibilidades sportivas do Brasil nos jogos sul-americanos do proximmo anno, entre outras cousas diz o seguinte: “As provas de remo serão corridas em “out-rigger”, typo ainda pouco conhecido no Brasil, o que não impedirá que tenhamos quasi certeza de que alcançaremos brilhantes successos.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 10 de abril na história

1919 - Morre Emiliano Zapata, revolucionário mexicano. 
1946 - O Japão realiza primeiras eleições com participação feminina.
1952 - Estreia do filme “Cantando na Chuva”.
1970 - Fim do grupo “The Beatles”.
1974 - A premiê de Israel Golda Meir renuncia.
1985 - Morre a escritora Cora Coralina. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895