Os aliados cobravam o compromisso assumido pela Alemanha no seu desarmamento

Os aliados cobravam o compromisso assumido pela Alemanha no seu desarmamento

Correio do Povo do dia 7 de janeiro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A Alemanha havia se comprometido com a destruição do seu armamento.

publicidade

O desarmamento da Allemanha

Paris, 5 - Foi recebida a resposta allemã á nota franceza sobre o desarmamento. O governo allemão declara nessa nota que a destruição e a entrega de armas terminará em breve, excepto na Baviera e na Prussia Oriental, em vista da situação politica, ali existente. Accrescenta a nota que a entrega do material de guerra excedente se acha terminada. O serviço militar obrigatorio foi supprimido; o recrutamento se faz agora por meio do voluntariado. Affirma ainda o governo allemão estar empenhado em executar o protocollo assignado em Spa. Não devem, entretanto, os alliados exigir coisas impossiveis da Allemanha, pois - diz - o protocolo do Spa não póde ser cumprido ao pé da letra. O governo allemão esforça-se, comtudo, conclue a nota - executar - lealmente os compromissos.

DIVERSAS

Destruição de pastagens - Procedente de Minas Geraes acaba de fazer uma viagem aos municipios do norte do Estado o fazendeiro Carlos Raulino. Nessa excursão teve esse cavalheiro occasião de verificar que por muitos dos campos desses municipios está se alastrando, como aliás já haviam informado nopticias de outra procedencia, o capim, conhecido pela designação de “barba de bóde”. Este capim destróe as bôas pastagens nas regiões por onde se alastra, deixando assim, nellas, os animaes privados de bôa alimentação. O sr. Carlos Raulino accrescentou que annos atraz no Estado de Minas Geraes, se registrou identico facto, tendo isso dado logar á desvalorisação dos campos. A extincção do capim “barba de bode” foi conseguida ali, plantando-se o denominado “capim roxo”.

Monumento ao general Ozorio - Na reunião que a commissão central pró-monumento ao general Ozório fará, amanhã, ás 16 horas, na séde da “Proctetora do Turf”, será lido o relatório dos trabalhos realisados até 31 de dezembro ultimo, e apresentado pelo capitão Jose Rodrigues Sobral, thesoureiro da referida commissão. Tambem será apresentado o balancete das arrecadações até a mesma data.

Viagens de auto-bonde - Está funccionando e prestando bons serviços um auto-bonde entre Restinga Secca e S. Sepé. O mencionado vehiculo parte da estação de Restinga Secca para S. Sepé ás terças e sextas-feiras, pelas 8 horas da manhã.

TELEGRAMMAS

Nacionalisação da pesca

Rio Grande, 6 - Solicitaram auxilio do vice-consulado portuguez, afim de regressar para a Europa, 101 pescadores poveiros, acompanhados de 3 mulheres e 5 creanças.

Raid em automovel

Pinheiro Machado, 6 - Chegaram, hoje, ás 12 horas, o sr. Alvaro Ribas e Luiz Pedro Irigoyen que, numa “barata” Ford, estão fazendo o raid dahi a Livramento. Daqui seguirão elles para Bagé, tendo gasto até esta villa 26 horas de viagem.

As relações entre a Polonia e a Lithuania

Copenhague, 6 - As negociações entaboladas entre os plenipotenciarios da Polonia e da Lithuania chegaram a uma situação difficilima. Não sendo possivel nenhuma resolução tendente a realizar os objetivos que os havia reunido, os delegados lithuaninos voltaram para Kosovo.

O communismo em Portugal

Lisboa, 6 - Observa-se ultimamente o facto do operariado portuguez estar abandonando o syndicalismo para se alistar nas fileiras do communismo.

Jornal de Itaquy

Itaquy, 6 - Hontem, appareceu o antigo “Jornal de Itaquy” como orgam do partido republicano local.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 7 de janeiro na história

1549 - Tomé de Souza instala o primeiro governo geral do Brasil. 
1865 - Criação do corpo de Voluntários da Pátria para a Guerra do Paraguai. 1890 - Decreto define liberdade de culto e separação Igreja-Estado
1979 - Vietnã invade o Cambodja e depõe Pol Pot. 
2000 - Morre o jornalista e apresentador de televisão J. Silvestre.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895