Os produtores do Rio Grande do Sul comemoravam a chegada de novas locomotivas

Os produtores do Rio Grande do Sul comemoravam a chegada de novas locomotivas

Correio do Povo dos dias 31 de dezembro de 1920, e 1º janeiro de 1921, noticiava:

Renato Bohusch

Novas locomotivas chegavam para transportar a produção do RS.

publicidade

Viação Ferrea

Pela locomoção da Viação Ferrea foi entregue ao trafego um lote de 8 vagões de gado para os transportes nesta zona. Esses carros foram reformados e dotados de freio a vacuo e correntes de segurança, offerecendo todas as necessarias garantias para o transporte de gados. Alem desses vagões já estão preparados mais 21 carros para esse serviço, sendo que nas officinas do Rio Grande está sendo feita com urgencia a montagem de cerca de 60 carros novos para o transporte de gados. A estrada terá em principios de janeiro promptas locomotivas destinadas ao transporte de gados de Bagé para os frigorificos de Pelotas e Rio Grande. Sabe-se que estão sendo tomadas medidas decisivas para que os transportes de madeiras da região serrana sejam desenvolvidos convenientemente pois, já se trata da reparação urgente e intensiva dos carros plataforma. Estão sendo esperadas 20 novas locomotivas.

DIVERSAS

Construcção de estrada - A Secretaria das Obras Publicas receberá propostas até o dia 18 de janeiro proximo para a construcção de 10 kilometros da estrada de rodagem de S. Francisco de Assis a Jacaquá. Naquella repartição os interessados obterão as demais informações.

Viação Ferrea - A Viação Ferrea está preparando 10 vagões especiaes para o transporte de gados. Esses vagões são dotados de freios a ar comprimido, modernissimos e correntes de segurança. A Chefia do Trafego da Viação Ferrea já conseguiu normalizar o serviço de transporte de mercadorias, diz o “Correio da Serra” de Santa Maria. As praças de Pelotas, Porto Alegre e Cachoeira, já estão em franco congestionamento, sendo que estão sendo tomadas medidas para descongestionar outras praças.

A Federação - Completa hoje, o seu 37º anniversario “A Federação”, tradicional orgão do partido republicano. A par da parte politica e doutrinaria, apresenta o collega variadas secções informativas, constantemente melhoradas, justificando o apreço que goza entre a agremiação partidaria. 

TELEGRAMMAS

Veranistas

Gravatahy, 30 - Tiveram inicio, hontem, as passagens de automoveis por esta villa, em demanda das praias de banhos.

Casos suspeitos de peste bubonica

S. Gabriel, 30 - A população desta cidade está um tanto alarmada com o appparecimento de tres casos fataes suspeitos de peste bubonica. O dr. Alcides Prates, vice-intendente em exercicio, tomou immediatas providencias como sejam a extincção do fóco unico onde se deram os casos; isolamento da residencia das pessoas fallecidas, ficando em observação os outros moradores.

O centenario da Independencia do Brasil

S. Paulo, 31 - A municipalidade de Santos está agindo junto ao sr. Washington Luiz, do sr. Epitacio Pessoa e commercio, no sentido de celebrar com brilhantismo o centenario da independencia do Brasil.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 31 de dezembro na história

1896 - Inauguração do Teatro Amazonas, como símbolo da prosperidade proporcionada pela borracha.
1925 - Primeira corrida de São Silvestre é realizada em São Paulo.
1940 - Getúlio Vargas reafirma a neutralidade do Brasil na II Guerra. 
1947 - Nasce a cantora Rita Lee.
1988 - Naufrágio do Bateau Mouche IV, no RJ, matando 55 pessoas.

O dia 1º de janeiro na história

1863 - O presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, proclama a abolição dos escravos no país.
1919 - Rosa de Luxemburgo, ativista alemã, funda o partido Comunista Alemão. Ela foi assassinada 15 dias depois.
1960 - Lançamento do jornal Folha de S. Paulo.
1971 - Presidente chileno Salvador Allende nacionaliza bancos privados.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895