Os reis belgas no Brasil

Os reis belgas no Brasil

Correio do Povo do dia 30 de setembro de 1920, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A visita do rei da Bélgica conquistou a simpatia da população brasileira.

publicidade

Rio, 29 - Communicam de Petropolis que, desde hontem, se nota grande movimento ali para receber os reis belgas. A cidade apresenta aspecto festivo, estando as avenidas centraes enfeitadas com bandeiras belgas e brasileiras. Essa ornamentação estende-se pela avenida Westphalia até a Pic-Nic, em Cascatinha. Á entrada da cidade, ostenta-se um arco florido, atravessando a estrada União e Industria, tendo, aos lados, os escudos do Brasil e da Belgica cercados com as bandeiras dessas nações, vendo-se, em cores vivas, a divisa “L’union fait la force”. As estações do alto da serra de Petropolis estão ornamentadas com flores naturaes. O palacio municipal, onde o presidente do Estado do Rio offerecerá um banquete aos reis, passou por completa transformação. Todos os salões foram luxuosamente decorados, obedecendo cada, um estylo. 

DIVERSAS

Eleição municipal de Porto Alegre - O dr. José Montaury de Aguiar Leitão, candidato do partido republicano ao cargo de intedente deste municipio, obteve na eleição ante-hontem realisada 6.817 votos. Foram tambem eleitos para conselheiros municipaes os srs. dr. Alcides Flores Soares, 6.701 votos; Armando Adolpho Barcellos da Silva, 6.701; Eleutherio de Castro Araujo, 6.702; Firmiano Osorio Nunes, 6.702; dr. Fernando de Freitas e Castro, 6.702; Henrique Augusto Koch, 6.702; José Bertaso, 6.702; Roberto Mathias Stoll, 6.701; Victor Henrique da Silva, 6.699 votos. 

Imprensa - O Correio do Sul, de Bagé, entrou, no dia 20 do corrente, no 7º anno de publicidade. Jornal bem feito e tendo desde a sua fundação como director o jornalista Fanfa Ribas, tem-se imposto sempre á apreciação dos seus leitores. Commemorando o seu anniversario, o Correio do Sul appareceu em edição especial. 

Exposição feira de Bage - Promovida pela Associação Rural, de Bagé, effectuar-se nos dias 10,11 e 12 de outubro proximo, nessa cidade, mais uma exposição-feira. É o oitavo certamen desta natureza, que a alludida associação realisará. As suas exposições já se tornaram tradicionaes, pela excellente organisação e pelo valor dos animaes que a ellas concorrem. Quanto ás vendas attingem sempre a avultadas quantias. Este anno, pelos esforços com que se está empenhando a Associação Rural, a 8ª exposição não será nada inferior ás anteriores. 

TELEGRAMMAS

Novo cinema

Bento Gonçalves, 29 - A empresa Graudo e Pauticelli, iniciou a construcção de um vasto predio destinado a um cinema. 
A reabertura do parlamento 
polaco 

Varsovia, 29 - Reuniu-se hontem o parlamento para os trabalhos da legislatura do outomno. O primeiro ministro Witos fez as declarações governamentaes abrangendo o terreno da politica interior e exterior, insistindo em elogiar o que chamou de milagre do Vispula, que salvou a Polonia e tambem dissipou as nuvens da politica de toda a Europa, tendo declarado tambem que a victoria se apressou mais do que se presumia pelas notas diplomaticas. O governo polaco queria sinceramente a paz, sendo de desejar que os bolchevistas mostrassem a mesma boa vontade em concluil-a. Lamentou, a seguir, o chefe do governo polaco o auxilio prestado aos bolchevistas pela Lithuania, bem como a invasão da Polonia, a qual disse não ser responsavel pelos acontecimentos. O sr. Witos elogiou o exercito ukraniano graças aos esforços patrioticos, a independencia da Polonia foi salva. A imprensa commenta com franco optimismo o discurso do sr. Witos.

A grafia da época está preservada nos textos acima.

 

CRONOLOGIA

O dia 30 de setembro na história
1946 - Tribunal de Nuremberg julga os primeiros criminosos de guerra nazistas.
1955 - Morte de James Dean, ator norte-americano.
1957 - É criada a Rede Ferroviária Federal (RFFSA).
1968 - O Boeing 747 é lançado e exibido ao público pela primeira vez.
1988 - Judoca Aurélio Miguel conquista o ouro nas Olimpíadas de Seul.
1991 - O presidente do Haiti, Bertrand Aristide é destituído. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895