Os reis da Bélgica assistem desfile militar em São Paulo

Os reis da Bélgica assistem desfile militar em São Paulo

Correio do Povo do dia 8 de outubro de 1920, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Os reis da Bélgica assistem ao desfile militar, na Avenida Tiradentes, em SP.

publicidade

Os reis da Belgica no Brasil 

S. Paulo, 6 - Às 10 horas de hoje suas majestades com o presidente da Republica, dr. Washington Luiz e senhora, assistiram ao desfile da Força Publica na avenida Tiradentes, e ao chegar ao quartel da Luz os soberanos belgas foram recebidos pelo coronel Soares Neiva, commandante da Força Publica e pelos demais officiaes superiores. As tropas de infantaria, formadas em parada no quartel fizeram exercicios de gymnastica sueca e de manejo d’armas. Os soberanos e sua comitiva assisitiram ao desfile de uma tribuna erguida á frente do quartel. As tropas desfilaram sob o commando do coronel Soares Neiva.

S. Paulo, 6 -Suas majestades pretendem permanecer tres dias no Interior do Estado, onde desejam conhecer as regiões novas e pitorescas especialmente as zonas das mattas.

DIVERSAS

A festa da raça - Como nos annos anteriores, este anno, do dia 12 do corrente, será commemorada a “Festa da raça” pela colonia hespanhola, aqui domiciliada. Essas festas são promovidas por uma commissão de senhoras e senhoritas e pela Sociedade Hespanhola de Soccorros Mutuos. Os festejos realizar-se-ão no salão do “Tuner-Bund”, á rua S. Raphael n. 152, havendo para os mesmos franco enthusiasmo. O discurso official será pronunciado pelo sr. Angelo Aguarod. O “comité” das senhoras tem como presidente a exma. sra. d. Ramona Vergara de Goya.

Objectos perdidos - Depositaram no escriptorio desta folha: um molho de chaves, encontrado ha rua Republica; uma piteira, encontrada á Rua dos Andradas; outro molho de chaves, encontrado pelo sr. Alberto Gabriel Silva á rua 7 de Setembro.

Reclamação - Moradores da rua dr. Timotheo pedem-nos chamemos a attenção de quem competir para um letreiro, contendo palavras immoraes, em letras garrafaes e existente na parede de um predio daquella rua.

Liga nacionalista de Bagé - Estiveram reunidos quinta-feira ultima, no edificio do Tiro Brasileiro, á rua General Osorio, de Bagé os socios da “Liga Nacionalista”, em sessão de assembléa geral, sob a presidencia do sr. A. Mariante. A Liga dará prompta execução aio seu programma, creando escolas nocturnas. Seus estatutos serão brevemente impressos. Breve serão publicados os nomes das commissões.

TELEGRAMMAS

União da Austria á Allemanha?

Berlim, 6 - O “Berliner Tageblatt” , em Vienna, foi informado pelo sr. Seitz, que daqui a dois mezes realisar-se-á o plebiscito na Austria afim de deliberar sobre a união deste paiz á Allemanha; O sr. Seitz accrescentou não duvidar do resultado dessa consulta plebisicitaria seja favoravel a união dos dois paizes.

A Luta entre polacos e bolchevistas

Londres, 6 - O “Dayli Cheonice”, em telegramma de Riga, diz que os presidentes das delegações russa e polaca devem assignar, no dia 8, o armisticio, afim de evitar a campanha de inverno.

Paris, 6 - Radiogrammas de Varsovia e Moscou annunciam que o armisticio foi assignado em Riga e que as hostilidades entre russos e polacos cessarão a 8 do corrente.

Londres, 6 - Communicam de Varsovia que o principe Sapicha, ministro do Exterior da Polonia, presidirá a delegação que se acha em Riga para negociar o armisticio e os plenipotenciarios da paz, com os delegados bolchevistas.

As relações entre a Polonia e a Lithuania

A commissão da Liga das Nações que vae regulamentar a questão lithuanio-polaca chegou a Suwaiki.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 8 de outubro na história

1835 - Os republicanos apoderam-se da Vila de Piratini.
1892 - Primeira linha elétrica de bondes no Brasil trafega no Flamengo, RJ, com Floriano Peixoto como passageiro. 
1970 - O presidente Médici diz em Porto Alegre que “o homem não foi feito para a democracia”. 
1998 - José Saramago ganha o Nobel de Literatura. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895