Os reis da Bélgica em visita a Minas Gerais

Os reis da Bélgica em visita a Minas Gerais

Correio do Povo do dia 2 de outubro de 1920, sábado, noticiava:

Renato Bohusch

A visita dos reis da Bélgica a Minas Gerais, Belo Horizonte.

publicidade

Rio, 1 - A partida do comboio especial, que conduzirá para o Estado de Minas Geraes os reis da Belgica, está marcada para hoje, ás 18 horas e 45 minutos da Gare da Central. Nessa excursão, os soberanos belgas serão acompanhados pelo presidente da Republica sra. Epitacio Pessoa e as diversas pessoas que compõem a comitiva real. Uma vez findo o programma das festas organizadas pelo governo de Minas Geraes em homenagem aos visitantes, o que se deve dar no dia 7 vindouro, seguirão suas majestades para S. Paulo, fazendo a viagem por Cruzeiro, onde trocarão novamente de comboio. O ministro Barros Moreira e o dr. Maia Monteiro, director do protocollo, não acompanharão os soberanos a Minas e S. Paulo afim de permancerem nesta capital para receber o principe herdeiro da Belgica, que aqui chegará no proximo dia 5.

DIVERSAS

Sanatorio para tubearculosos - As Damas de Caridade, a piedosa instituição que tantos beneficios tem semeado, resolveu definitivamente tomar a si o encargo da construcção de um sanatorio para tuberculosos. Não se trata agora de um simples projecto, á maneira de tantos outros, que, com fim identico, têm surgido entre nós, mas de uma iniciativa real, para cuja execução já foram tomadas as primeiras providencias, no sentido de serem assentados, em breve tempo, os alicerces da grande obra. Não há palavras que possam enaltecer, na altura da sua grandeza moral, a benemerencia desse commettimento. Aspiração antiga, de uma necessidade que não se discute, a idéa de um asylo para os tuberculosos vem de muito despertando a attenção de todos e principalmente da nossa imprensa. Em memoravel campanha levantada ha dez annos pelo Correio do Povo, o nosso inesquecivel director Caldas Junior conseguiu, por meio de subscripção popular, entregar nas mãos do provedor da Santa Casa a elevada somma de cento e dez contos de réis, destinada á construcção de um pavilhão para os tuberculosos. Parecia á população de Porto Alegre que a iniciativa do Correio dera á administração do hospital de Misericordia, sinão os fundos necessarios para edificar inteiramente uma enfermaria modelo onde fossem recollhidas as infortunadas victimas da terrivel molestia, pelo menos lhe outorgara os meios de iniciar esse serviço com efficaz resultado para os doentes.

TELEGRAMMAS

Aniversario do Correio do Povo

Jaguarão, 1º - “A Situação”, em sua edição de hontem, noticiando o anniversario do Correio do Povo, disse, entre outras cousas, o seguinte: “Completará, amanhã, mais um anniversario de sua fundação a brilhante folha porto-alegrense Correio do Povo, um dos mais importantes jornaes do Estado.

Estrada de Ferro S. Paulo-Rio Grande

Rio, 1 - O ministro da Viação concedeu mais um mez de prazo para que a companhia da Estrada de Ferro S. Paulo-Rio Grande, possa apresentar a tabella de vencimentos do seu pessoal.

A luta entre polacos e bolchevistas

Bruxellas, 1 - “L’ Etolle Belge”, tratando da detenção do trem sanitario de soccorros á Polonia, diz que a culpa de tal facto, cabe ao general Bucquoy, commandante das tropas belgas de occupação, o qual declarára que a existencia de certa agitação entre a população do Ruhr e da Alta Silesia poderia, á passagem do trem, occasionar incidentes.

Londres, 1 - Um communicado official anuncia que os polacos tomaram Janow, tendo aprisionado o estado-maior de duas divisões bolchevistas. 

A grafia da época está preservada nos textos acima.

CRONOLOGIA

O dia 2 de outubro na história

1870 - Inauguração da primeira seção do cais do Rio Grande. 
1947 - Fundação do Museu de Arte de São Paulo - MASP. 
1974 - Pelé faz o seu último jogo no Brasil.
1985 - Morre o ator norte-americano Rock Hudson.
1992 - 111 presos são mortos durante a invasão da polícia na penitenciária estadual do Carandiru, em São Paulo. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895