Os reis da Bélgica excursionaram pelo interior de São Paulo

Os reis da Bélgica excursionaram pelo interior de São Paulo

Correio do Povo do dia 12 de outubro de 1920, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A cidade de Ribeirão Preto recebeu a visita do rei Alberto.

publicidade

Os reis da Belgica no Brasil 

S. Paulo, 11 - Os soberanos belgas e a sua comitiva continuam a ser carinhosamente tratados pelos directores e altos funccionarios da Companhia da Fazenda de Guatapara, não se cansando de externar o seu reconhecimento pela dedicação e solicitude com que têm sido tratados na sua excursão pelo Estado de S. Páulo. Os reis regressarão hoje a esta capital, em trem especial, que partirá entre 7 e 7 1/2 da manhã, devendo chegar aqui, mais ou menos, ás 18 horas. Esteve hontem em Ribeirão Preto, onde chegou inesperadamente, em automovel, vindo de Guatapara, S. M. o rei Alberto, que viajou em companhia do dr. Alves Lima, director presidente da Companhia Fazenda de Guatapara. Depois de visitar varios pontos da cidade, o rei Alberto dirigiu-se para o stadium do Commercial Foot-Ball Club, onde assistiu á primeira fase de uma partida entre os clubs Palestra italia, desta capital e Commercial, interessando-se muito pelo desenrolar do jogo, e indagando sobre a nacionalidade dos jogadores.

DIVERSAS

Choque de vehiculos - Domingo ultimo, á tarde, quando corria pela Avenida Theresopólis o bonde electrico letra T, nº 48, apanhou uma carroça de propriedade do sr. Tertuliano G. Borges, e guiada por Manoel Salazar. O motorneiro do electrico procurou dar o breack no bonde, não conseguindo, entretanto, evitar o choque com a carroça, que ficou com algumas avarias. Salazar, que recebeu ligeiras excoriações, foi medicado na ambulancia do 2º districto, cuja policia tomou conhecimento do occorrido.

Uma empresa telephonica - Muito breve Pelotas verificará a realização do emprehendimento que adotará com um serviço de telephonia moderna. A construcção do edificio destinado para séde da nova companhia C. T. Melhoramentos e Resistencia está prestes a ser ultimada, dependendo apenas de pequenos detalhes de revestimento interno. Agora, acabam de chegar de Buenos Aires os srs. Dowling, Bord e R. E. Stingley, engenheiros representantes da Western Electric Company dos Estados Unidos que se fazem acompanhar por uma turma de capatazes. Os srs. Feliciano Xavier e A. Tonca Duarte, directores da nova Companhia Telephonica, de accordo com aquelles profissionaes, estão tomando todas as providencias afim de que os serviços da installação da rêde central sejam iniciados logo.

Saneamento de Sant’Anna do Livramento - Foi apresentado ao governo do Estado o orçamento dos trabalhos de agua e exgottos para a cidade de Sant’Anna do Livramento.

TELEGRAMMAS

Escola Internacional de Direito

Paris, 11 - O projecto de creação da Escola Internacional de Direito, em Paris, concebido pelos jurisconsultos Alverado, Fouchelles e De la Pradelle acaba de ser realisado. Os promotores da sua fundação serão directores da escola. O comité de patronato será constituido pelos srs. Apell, Larnaud, Dalfour, B, Venizellos, etc. A Escola Internacional de Direito começará o seu curso em dezembro, juntamente com a Faculdade de Direito de Paris. Conferencistas farão prelecções sobre assumptos de actualidade. A nova escola tornar-se-á, o centro de aperfeiçoamento dos futuros diplomatas.

Polonia As relações entre a Lithuania

Varsovia, 11 - O ministro dos extrangeiros annuciou a conclusão das negociações entre a Polonia e a Lithuania relativas ao armisticio e á linha de separação entre os dois exercitos. A delegação polaca repudiou tomar conhecimento do tratado assignado entre a Lithuania e os soviets. Um communicado polaco annuncia que o general Zeligowski, desapprovando o accordo sobre a provincia de Grodno de onde e filho, pediu demissão e está se preparando para atacar Vilna com suas tropas.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de outubro história

1922 - Rodolfo Valentino abandona a sua carreira de dançarino para se tornar ator. 
1923 - Nasce o escritor Fernando Sabino.
1931 - Inauguração da estátua do Cristo Redentor no Morro do Corcovado.
1949 - Criação da República Democrática Alemã. 
1991 - João Paulo II inicia uma visita de 11 dias ao Brasil. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895