Potências europeias se aproximam de acordo na Conferência de Washington

Potências europeias se aproximam de acordo na Conferência de Washington

Correio do Povo do dia 1 de dezembro de 1921, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A França aceitou a paridade de forças navais com a Itália, no Mediterraneo.

publicidade

A limitação dos armamentos - Os trabalhos da Conferencia de Washington 

Washington, 29 - Na proporção que a Conferencia entra na sua terceira semana de trabalhos, é interessante verificar os resultados que ella tem produzido. O desarmamento naval está em via de solução, pelo menos, quanto ás potencias que estão de accordo com relação ao abandono de novas construcções dos “dreadnoughts”. Pensa-se que o accordo final será estabelecido esta manhã, acreditando-se que a França não fará objecções ao pedido da Italia em manter em igualdade de frotas no Mediterraneo. Mas a França insistirá em poder ter submarinos em pé de egualdade com as marinhas mais poderosas. Provavelmente, o desarmamento se fará, de accordo com as linhas geraes do plano do sr. Hughes.

DIVERSAS

Um novo jornal em Santa Maria - Por todo o proximo mez de dezembro deverá apparecer na cidade de Santa Maria um novo matutino, que se denominará “Jornal de Debates”. O novo orgão, que não terá côr politica, será dirigido pelo dr. Julio de Aragão Bozano e pelo sr. Raul Soveral. Para o “Jornal de Debates” já foram adquiridas as necessarias machinas, que são as que pertenciam ao “Diario da Fronteira”, de Uruguayana. 

Casa de Caridade - Realizou-se, no dia 19 do mez findo, ás 18 horas, o assentamento da pedra fundamental da futura Casa de Caridade do Rosario. Ás 17 1/2 horas, emfrente ao Collegio Municipal, organisou-se extenso prestito composto de collegiaes locaes, exmas. familias e compacta massa popular, que demandou o local das obras, tendo á frente a Banda Municipal. A benção solemne, conforme o ritual, foi dada pelo vigario dali. A pedra que é de marmore tem a forma triangular. Dentro foram collocadas: a acta da solemnidade, um numero do “O Rosariense”, uma moeda antiga de prata e um cartão de prata com a inscripção seguinte: “A população do Rosario por subscripção particular constróe a presente Casa de Caridade. Rosario 15 de novembro de 1921. Seguiam-se os nomes dos membros da antiga e da actual commissão das obras. Falou pela commissão o dr. Manoel Aguirre.

TELEGRAMMAS

Falta de pagamento a guarnição militar 

Itaqui, 30 - Os commerciantes fornecedores da guarnição federal desta cidade passaram ao presidente da Republica o seguinte telegramma: “Communicamos a v. ex. que a guarnição federal aqui destacada desde agosto não recebe vencimentos. A situação é premente, determinada pela falta de pagamento, embora exista credito na Alfandega de Uruguayana. Em breve serão suspensos os creditos, não só ao grupo, como aos officiaes e praças. Solicitamos providencias.

Restauração de Portugal 

Rio Grande, 30 - O Congresso Portuguez commemorará, amanhã a data anniversaria da restauração de Portugal. 
Rio Grandense F.B.C. 

Santa Maria, 30 - O Rio-Grandense Foot-Ball Club, que desempenhou tão brilhante papel no campeonato estadoal de foot-ball, continúa sendo alvo de provas de admiração e apreço. Hontem, o sr. José Moro, proprietário da Confeitaria Moro, offereceu, em seu estabelecimento, uma festa aos vitoriosos players do Rio-Grandense. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 1 de dezembro na história

1902 - Lançamento do livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.
1912 - João Cândido, da Revolta da Chibata é julgado e absolvido.
1933 - Publicação da “Casa Grande e Senzala”, de Gilberto Freyre.
1935 - Chang Kai-Shek é eleito presidente da China. 
1970 - Divórcio é introduzido na Itália. 
1979 - Itamaraty autoriza escritório da OLP em Brasília.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895