Prefeitura de Porto Alegre prepara alterações em relação ao entorno do cais do porto

Prefeitura de Porto Alegre prepara alterações em relação ao entorno do cais do porto

Correio do Povo do dia 7 de dezembro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Terrenos de marinha foram desapropriados para a construção do cais.

publicidade

A construcção do cáes 

O cáes do porto da capital irá até o arrabalde dos Navegantes, segundo o projecto elaborado pela Secretaria das Obras Publicas. Agora, está sendo activado o trecho compreendido da praça Martins Lima até a Senador Florencio, onde já existe uma parte em franco trafego. Pretende, agora, ao que se sabe, tambem, o governo do Estado construir um trecho que, partindo da frente da rua do Parque, venha se encontrar com o que parte da praça Senador Florencio. Mas, nesse trecho, devem ser feitas varias desapropriações, principalmente na parte comprendida entre as ruas 7 de abril e do Parque. A respeito, uma commissão de engenheiros da Secretaria de Obras Publicas anda examinando os terrenos de marinha ali existentes afim de desapropial-os, o quanto antes.

DIVERSAS

As obras da nova Cathedral - Estão proseguindo, com grande actividade, as obras da nova Cathedral Metropolitana, quaes, como temos noticiado, obedecem á direcção da Escola de Engenharia de Porto Alegre. Actualmente estão sendo construidos os alicerces dos pilares que terão de sustentar a cupula do grande templo. Estes alicerces têm a profundidade de oito metros, devido ao terreno ser argiloso, o que não offerece a necessaria consistencia. 

Exposição de fructas - Os promotores da exposição de fructas que se realisará em Villa Nova convocou todos quantos se inscreveram no referidocertamen a comparecerem no proximo domingo, ás 15 horas, no salão da ex-Cooperativa de Vinhos em Villa Nova, afim de se organisar o programma da exposição e bem assim determinar a data da sua realisação. Até agora, sóbe a 60 o numero de inscripções para a referida exposição que, como a dos annos anteriores, promette revestir-se de exito. 

O typho e a grippe no 5º regimento - Segundo um jornal de Uruguayana, irrompeu violentamente o typho no quartel do 5º regimento ali estacionado. Seguiu-se a grippe em forma epidemica. Felizmente, porém, desappareceu a meningite cerebro-espinhal, que ali surgira, com um caso apenas, e este fatal.

TELEGRAMMAS

A successão presidencial 

Piratiny, 6 - Realizou-se no 2º districto, concorrido comicio pró-Nilo-Seabra, convocado pelo coronel Decio Avila e pelo major Paulo Pinheiro. Falou o sr. Trajano Lobo. Hontem, em audiencia especial do juiz da comarca, alistaram-se mais 50 eleitores republicanos, obedientes á direcção politica do coronel Decio Avila.

O problema russo 

Execução de ukranianos pelos bolchevistas

Athenas, 5 - Segundo diz o “Daily Graphic”, os bolchevistas executaram 217 ukranianos que haviam sido tomados como refens. Em represalia, a Ukrania fez executar igual numero de bolchevistas. 

Écos da visita dos soberanos belgas ao Brasil 

Bruxellas, 6 - Sua majestade Elizabeth mandou cunhar uma medalha para offerecer aos officiaes marinheiros do couraçado “S. Parainha" em reconhecimento pelas attenções que dos mesmos recebeu quando da sua viagem ao Brasil. O artista Huygelson terminou o projecto da medalha. 

A grafia da época está preservada nos textos acima 

 CRONOLOGIA

O dia 7 de dezembro na história

1912 - Busto de Nefertite é descoberto por arqueólogos.
1966 - AI-4 força o Congresso a votar o projeto da Constituição. 
1975 - Morre Plínio Salgado, líder do movimento integralista. 
1982 - Primeira execução por injeção letal é realizada nos Estados Unidos.
1987 - Brasília é declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895