Proletariado italiano deseja informações sobre as condenações de Niccola Sacco e Bartolomeu Vanzetti

Proletariado italiano deseja informações sobre as condenações de Niccola Sacco e Bartolomeu Vanzetti

Correio do Povo do dia 2 de novembro de 1921, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Protestos contra a condenação de Sacco e Vanzetti seguiam pelo mundo.

publicidade

A condemnação dos anarchistas Sacco e Vanzetti 

Um attentado contra o consulado americano em Lisboa 

Roma, 1 - Uma commissão, chefiada pelo deputado Bombacci, notificou ao marquez Della Torretta, ministro do Exterior, que o proletariado italiano queria saber a sorte de Niccola Sacco e Bartolomeu Vanzetti, que estão presos nos Estados Unidos, tendo sido condemnados á morte pelo assassinato de dois homens, no Estado de Massachussets. A commissão declarou que o proletariado italiano não toleraria nunca a execução dos homens sem que o ministro do Exterior esgotasse todos os meios para impedir. 

Lisboa, 1 - Os anarchistas atiraram uma bomba contra o consulado americano nesta capital.

DIVERSAS

108 pedras na bexiga - Deu, ante-hontem, entrada na Santa Casa, recolhendo-se a quarto particular de 1ª classe, um ancião de nacionalidade russa, ultimamente residente em Santa Maria. Naquelle hospital, foi elle, hontem, operado, sendo a intervenção motivada pela existencia de calculos vesicais. Aberta a bexiga, foram retiradas desse orgão cento e oito pedras de regular tamanho. A intervenção foi praticada pelo dr. Martim Gomes, auxiliado pelo dr. Mario Totta, encarregando-se da anesthesia o quarto-anista de medicina Irabussur Rocha. Esse numero de pedras é um dos mais altos, dos até hoje verificados. 

Encampação de estrada de ferro - Sabe o “Rebate”, de Uruguayana, que o governo federal vae encampar a estrada de ferro Brasil Great Southern, que liga Uruguayana á S. Borja. Accrescenta aquella folha que as respectivas negociações, no Rio de Janeiro, estão bem encaminhadas,. Uma vez encampada , a referida estrada será arrendada ao governo estadoal que á incorporará á Viação Ferrea. Diz ainda a mesma folha que o dr. Arthur Frederico Lockwood Thompson, director da Great Southern, em dezembro proximo deixará esse cargo.

Construcção de um quartel - No dia 24 do mez, tiveram inicio os trabalhos de construção do quartel para o 8º batalhão de caçadores.

TELEGRAMMAS

Escola de Artes e Officios

Santa Maria, 1 - O dr. Homero Miranda foi autorisado a adquirir terreno para a construcção immediata de um edificio para a Escola de Artes e Officios. O intendente obteve do Conselho Municipal autorisação para manter a subvenção annual á Escola e fazer a doação do terreno.

O novo edificio do Senado 

Os locaes offerecidos para a construcção 

Rio, 1 - O sr. Carlos Sampaio, prefeito desta capital, esteve hontem no Senado, onde foi combinar com a mesa o local em que deverá ser construida a nova séde para essa casa do Congresso. O prefeito offereceu á mesa do Senado, o logar que melhor lhe sirva para a referida consrtrucção, a Ponta do Calabouço e o interior da praça da Republica. 

O pagamento do segundo bilião das reparações

Paris, 1 - Foi concedida á Allemanha por 15 dias, a prorogação do prazo do pagamento da primeira prestação de 500 milhões marcos ouro do segundo billião das reparações que deveria ser feita até 15 de novembro. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 2 de novembro na história

1906 - Leon Trotsky é condenado a deportação para a Sibéria.
1913 - Nasce o ator Burt Lancaster. 
1920 - Primeira emissora de Rádio é inaugurada nos EUA.
1976 - Jimmy Carter é eleito presidente dos EUA.
1978 - Criação, em São Paulo, do Comitê Brasileiro pela Anistia.
1998 - Morre a cantora carioca Jovelina Pérola Negra.  


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895