Prosseguem as negociações de paz, em Riga

Prosseguem as negociações de paz, em Riga

Correio do Povo do dia 28 de novembro de 1920, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

As negociações de paz em Riga prosseguem positivamente.

publicidade

As negociações de paz em Riga - As relações entre os polacos e os soviets

Nova York, 27 - O escriptorio de informações polaco desta cidade annuncia que a legação polaca em Washington recebeu um telegramma de Varsovia, expedido pelo ministro de Extrangeiros da Polonia, explicando que os boatos sobre a possibilidade de nova guerra entre o seu paiz e os bolchevistas são resultado de intensa propaganda allemã. Accrescenta o telegramma que as negociações em Riga para o estabelecimento da paz proseguem satisfatoriamente e que a politica do governo de Varsovia é inteiramente facista. Outro despacho informa que apesar dos esforços dos lithuanianos no sentido de levar os lettões a se declararem contra o general Zeligowski, que occupou Vilna, o ministro da guerra da Lettonia declarou que o seu paiz observará neutralidade na luta entre a Lithuania e as forças daquelle general.

DIVERSAS

Reclamação - Moradores da rua Venancio Ayres pedem-nos chamemos a attenção de quem de direito para tres fugas dagua, existentes já ha alguns dias, no encanamento daquella rua e que, além de offerecerem perigo constante aos transeuntes, tornam-se incommodas para os motoristas dali, pela quantidade de mosquitos que nellas se geram.

Mascara - Redactada pelo dr. Alfredo Brasil e dirigida pelo sr. Wedemar Ferreira, circulou, hontem, o nº 25 dessa apreciada revista local. O presente numero da Mascara, vem cheio de boa materia, varias illustrações e muitos assumptos de actualidade.

O caça minas Petersfield - Hontem, ás 9 horas deixou o porto desta capital, com o destino de Pelotas, o caça minas Petersfield, da marinha de guerra britannica. Durante os dias em que os seus officiaes e marinheiros permaneceram, nesta capital conseguiram grangear numerosas sympathias pelo seu trato e disciplina. Não só a colonia britannica, como as sociedades sportivas locaes e os nossos patricios prestaram-lhe varias homenagens.

TELEGRAMMAS

Foot-ball

Livramento, 27 - Bater-se-ão, amanhã, em “match return”, as sociedades sportivas locaes Sul Brasil e Militar que no ultimo domingo empataram. Os officiaes do 7º regimento, offerecerão uma fina estatueta ao team que sair vencedor no jogo para o qual ha grande interesse nas rodas sportivas. Eleita, domingo, tomará posse, hoje, a nova directoria do S. C. 14 de Julho, que tem como presidente o sr. Oswaldo Pinheiro.

Paraguay

Cincoentenario da Constituição

Assumpção, 27 - Estão se realizando grandes festejos por motivo do cincoentenario da promulgação da Constituição da Republica do Paraguay.

A carestia da vida - o preço do pão

Buenos Aires, 27 - Por ter o governo argentino comprado uma parte do trigo que pertencia á França e á Italia, sendo o mesmo distribuido ás padarias, o preço do pão baixou para 45 centavos o kilo.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 28 de novembro na história

1845 - Imperador Dom Pedro II participa de audiência pública na Capital. 
1994 - O cacique Paiakan é absolvido da acusação de estupro.
1975 - Morte de Érico Veríssimo, escritor.
2000 - Holanda legaliza a eutanásia.
2016 - Voo LaMia 2933, transportando a equipe de futebol da Chapecoense, cai perto de Medellín, na Colômbia, matando 71 pessoas e deixando 6 feridos.

O dia 29 de novembro na história 

1806 - Nasce, na Vila Rio Pardo, Manuel de Araujo Porto Alegre. 
1877 - Thomas Edison demonstra seu fonógrafo pela primeira vez.
1877 - Primeira estação telefônica do país é instalada no Rio de Janeiro.
1961 - Criação do Parque Nacional de Brasília.
1985 - Polícia nova-iorquina identifica uma nova droga: o crack.
1988 - Brasil e Argentina assinam tratado para criação de mercado comum.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895