Províncias consideradas autossuficientes exigem inclusão na lista de auxílio do governo da Rússia

Províncias consideradas autossuficientes exigem inclusão na lista de auxílio do governo da Rússia

Correio do Povo do dia 9 de outubro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

Camponeses buscavam auxílio do governo.

publicidade

O problema russo

Cresce o número de provincias que carecem de abastecimento 

Riga, 8 - Varias provincias primeiramente consideradas capazes de provar seu proprio abastecimento estão exigindo agora a sua inclusão na lista de auxilio do governo, visto como o sr. Lenine em seu discurso pronunciado em Moscou annunciou que o numero das populações consideradas carecedoras de auxilio da administração central seria elevado a vinte e cinco milhões. Alem disso, cada parochia em boa situação economica é obrigada a fornecer certa quantidade de cereaes áquellas que estejam em pessimas condições e tenham população entre dez mil e cinquenta mil habitantes.

DIVERSAS

Estrada de S. Leopoldo a Porto Alegre - Hontem, esteve na redacção desta folha o dr. Elibio Weber, engenheiro da municipalidade de S. Leopoldo, que nos veiu convidar para assisitir á inauguração da estrada de rodagem que ligará aquella visinha cidade a esta capital. Devido ás grandes chuvas que cahiram durante toda a semana, o acto inaugural que estava marcado para o dia 12 do corrente, foi transferido para o dia 16.

O centenario da Independencia - No mez de setembro ultimo, realizou-se no Recife, capital de Pernambuco, uma numerosa reunião de representantes de quasi todas as colonias extrangeiras domiciliadas naquelle importante Estado do nordeste, afim de resolver sobre a formas das mesmas colonias se associarem ás festas commemorativas do centenario da Independencia. A reunião foi presidida pelo cônsul de Portugal, decano do corpo consular no Recife, além dos consules de outros paízes. 

TELEGRAMMAS

Filme centenario 

Bagé, 7 - Estão nesta cidade os srs. Lafayette Cunha e Eduardo Pacheco de Andrade, organizadores da collecção “Films do Centenario da Independencia” que vão exhibir no Rio de Janeiro por occasião das festas do centenario. Hontem, á tarde, em sessão dedicada ás autoridades locaes e á imprensa, foram exhibidos os films, que causaram boa impressão, principalmente o que se refere á ultima exposição aqui realizada. 

Passo Fundo, 7 - Foi fundada, aqui, a firma Otto e Cia., com o fim de tirar films cinematographicos para o centenario da independencia. Os films serão naturaes e com referencia ao commercio, industria e pecuaria deste municipio, ficando nesta cidade o escriptorio da sociedade. Serão montados laboratorios em várias zonas do Estado.

A grafia da época está preservada nos texos acima

CRONOLOGIA

O dia 9 de outubro na história 

1867 - Funda-se em Porto Alegre a Sociedade Protetora da Guarda-Nacional Rio-Grandense. 
1868 - Inauguração de linhas de bondes puxados a burros, no RJ.
1970 - Proclamação da Republica do Cambodja. 
1970 - Início da construção da Rodovia Transamazônica. 
1999 - Morre o escritor australiano Morris West.

O dia 10 de outubro na história 

1919 - Potências econômicas decidem pelo bloqueio econômico à Rússia.
1929 - Começa circular o Diário da Paraíba. 
1972 - Censura no Brasil é condenada no Chile pela Associação interamericana de Imprensa.
1985 - Morte do cineasta Orson Welles. 
1999 - Morre o fundador da Rede Bandeirantes João Jorge Saad.    


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895