Raid aéreo Rio-Buenos Aires: Chegada do aviador De Lamare no Rio de Janeiro

Raid aéreo Rio-Buenos Aires: Chegada do aviador De Lamare no Rio de Janeiro

Correio do Povo do dia 12 de novembro de 1920, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Chegada do aviador Virginius De Lamare ao Rio de Janeiro.

publicidade

Raid aereo Rio - Buenos Aires

Rio, 10 - “A Noite” assim noticia a chegada do aviador De Lamare a esta capital: “A imprecisão da hora do desembarque do commandante De Lamare não prejudicou em nada a concorrencia a seu desembarque e nem as manifestações que lhe preparavam os seus collegas da Escola Naval, do Aero-Club e d’A Noite. Todos foram levar abraços e palavras de saudação ao intrepido aviador mal entrou em nossa bahia o vapor “Ruy Barbosa”. A demora foi realmente grande devido á desorganisação de varios serviços do porto, bastando dizer que volvidas tres horas sobre aquella em que o navio desceu ferro, as visitas da lei ainda não estavam de todo realisadas, para maior impaciencia de quantos queriam approximar-se do vencedor do primeiro “raid” desta capital ao Rio Grande. Entre as pessoas que aguardavam o momento para saudar De Lamare, notava-se o ajudante de ordens do almirante Frontin, chefe do Grande Estado Maior da Armada que de maneira tão gentil manifestou o carinho com que tem acompanhado os trabalhos do bravo aviador.

DIVERSAS

Incêndio na Viação Ferrea - Na manhã de 25 de junho de 1919, na estação Pulador, 1º districto de Passo Fundo, uma locomotiva da Compagnie Auxiliaire des Chemins de Fér au Bresil, ao passar por ali, deixou desprender fagulhas, as quaes, caindo sobre a casa do sr. Antonio Geraldo Pereira, sita naquelle logar, deram causa ao incendio e consequente destruição completa da mesma, de dois armazens e demais dependencias. O sr. Antonio Geraldo Pereira constituiu os drs. Arthur Silva, de Passo Fundo e dr. Oswaldo Vergara, daqui, seus advogados para proporem contra aquella companhia uma acção para haver da mesma a imdemnisação causada por aquelle sinistro, já arbitrado em 25:000$000. Na audiencia de ante-hontem o dr. Oswaldo Vergara propôz uma acção ordinaria para aquelle fim, tendo comparecido o dr. Leonardo Macedonia, por parte da Auxiliaire e pedido vista dos autos, para contestação.

Imprensa - No dia 30 do mez findo, completou mais um anno de publicidade o jornal A Tarde que apparece na cidade de Sant’Anna do Livramento, sob a direcção do nosso collega Octavio de Alencastro. Jornal bem feito e possuindo bom corpo de redactores, aquella folha se tem imposto á consideração dos seus leitores.

Anniversario regio - Passou hontem, conforme noticiámos, mais um anniversario natalicio do rei da Itália, Victorio Emanuelle III. Por esse motivo, o consul daquelle paiz cav. Maximo Goffredo, deu recepção no consulado.

TELEGRAMMAS

Construcção de Theatro

Caxias, 11 - Estão quasi ultimados os trabalhos de construcção do theatro Apollo, de propriedade da firma F. Bergmann e Cia., estando marcado o dia 15 de dezembro proximo para a sua inauguração official. O referido theatro, que apresenta um bello aspecto está artisticamente pintado, tendo acommodações para 2.000 pessoas.

Minas de carvão

Gravatahy, 11 - Estão em franca prosperidade os serviços das minas de carvão de Gravatahy.

A repatriação dos restos mortaes do Imperador do Brasil

Lisboa, 11 - O chefe do protocollo do Ministerio dos Extrangeiros e o sr. Belfort Ramos vão hoje ao Pantheon examinar a urna em que estão depositados os despojos do imperador do Brasil.

A questão de Vilna

Londres, 11 - Se annuncia que os lithuanos iniciaram em Kovno uma offensiva contra o exército do general Zeligowski, o qual, como se sabe, occupou, ha dias, a cidade de Vilna. Os lithuanos têm a cooperação de numerosas forças bolchevistas, nellas estando compreendidos soldados chinezes e allemães. Os lithuanos já avançaram vinte kilometros em direção a Vilna.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de novembro na história

1927 - Leon Trotski é expulso do Partido Comunista da União Soviética.
1942 - Nascimento de Paulinho da Viola, cantor e compositor.
1942 - Segunda Guerra Mundial: início da Batalha Naval de Guadalcanal.
1986 - Brasil asila pela primeira vez perseguidos políticos do Chile de Pinochet.
2011 - Silvio Berlusconi apresenta sua renúncia como primeiro-ministro da Itália.
2015 - Homens-bomba detonam explosivos em Beirute matando 43 pessoas.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895