Reconhecimento do governo soviete russo passa por dificuldades na Conferência de Gênova

Reconhecimento do governo soviete russo passa por dificuldades na Conferência de Gênova

Correio do Povo do dia 12 de maio de 1922, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

A Conferência de Genova acabou não reconhecendo o governo dos sôviete.

publicidade

Aggravam-se as difficuldades da conferencia de Genova 

Roma, 10 - Os membros do governo, leaders parlamentares e representantes dos paizes extrangeiros tem a opinião dominante de que a Conferencia de Genova encerrará os seus trabalhos sem que seja reconhecido o governo do soviet da Russia, pelos alliados. Faz-se notar que, emquanto a Russia appella para o auxilio do extrangeiro, os seus delegados em Genova sustentam uma attitude muito pessimista com relação aos motivos em que se baseiam os alliados, para procurar os meios para o reconhecimento do governo do soviet e ajudar a Russia na sua reconstrucção. As declarações do delegado russo, sr. Rachewsky, diz que a Russia está disposta a negociar tratados separados com as nações. 

DIVERSAS

Anniversario da morte de Padre Cacique - Passa, amanhã, o 15º anniversario do fallecimento do virtuoso padre Joaquim Francisco de Barros. Por esse motivo, a administração da Sociedade Humanitaria Padre Cacique mandará celebrar missa na capella do Asylo de Mendicidade, ás 9 horas, depois da chegada, ali, do trem que parte da estação do Riacho. Como nos annos anteriores, officiará no acto o conego Chrispim J. de Campos Chagas, que prestará, assim, mais uma homenagem á memoria do caridoso sacerdote. 

Associação Riograndense de Imprensa - Terça-feira ultima reunida, em sessão ordinaria, a directoria desta Associação. Entre os diversos assumptos tratados, constava uma carta do nosso collega dr. Luiz Coelho d Silva, solicitando o apoio da Associação para uma exposição dos jornaes deste Estado, que pretende fazer no Rio de Janeiro, por occasião da Exposição Nacional do Centenario. 

A repatriação dos despojos de Araujo de Porto Alegre - Membros da colonia rio-grandense no Rio, reuniram-se, sob a presidencia do senador Vespucio de Abreu na Sociedade Rio-Grandense, para tratar das homenagens que devem ser prestadas á chegada dos despojos mortaes do immortal poeta rio-grandense Manoel de Araujo Porto Alegre, barão de Santo Angelo. 

TELEGRAMMAS

A viagem de Santos Dumont a Paris 

Paris, 11 - A vinda do sr. Alberto Santos Dumont a esta capital tem outro fim, além de presidir ao proximo Congresso de Dirigiveis e tomar parte no “meeting” aviatorio de Borget. Outro objectivo tem a sua viagem: é apagar os ultimos vestigios de afastamento entre o illustre engenheiro brasileiro descobridor da dirigibilidade e um dos primeiros conquistadores dos ares e o paiz onde fez as suas felicissimas experiencias com balões dirigiveis e aeroplanos. Santos Dumont foi uma das muitas victimas da febre da espionagem que irrompeu, como uma verdadeira epidemia, desde os primeiros momentos da grande guerra. O descobridor tinha a sua “villa” perto de Deauville, com uma plataforma que dava para o mar e onde havia sido installado um telescopio. Sabe-se agora que o grande aviador havia sido suspeito de espionagem. O resultado de investigações feitas a respeito, veio demonstrar a absoluta falta de fundamento das suspeitas contra o engenheiro brasileiro.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de maio na história

1913 - Nasce o cantor Jamelão.
1940 - É inaugurado o autódromo de Interlagos. 
1959 - Inauguração do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo (SP).
1997 - Rússia e Chechênia assinam tratado de paz.
2001 - Morre Didi, jogador e técnico de futebol, campeão do mundo em 1958 e 1964, autor do primeiro gol no estádio do Maracanã. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895