Representante alemão alega que exigências dos Aliados não são razoáveis

Representante alemão alega que exigências dos Aliados não são razoáveis

Correio do Povo do dia 27 de fevereiro de 1921, domingo, noticiava:

Renato Bohusch

O sr. von Simons e a delegação da Alemanha na Conferência de Paris.

publicidade

A Allemanha e os alliados - Declarações do sr. von Simons

Belim, 26 - O sr. von Simons, discursando na reunião do Conselho Economico do Imperio hoje realizada, declarou que os allemães estavam dispostos a cumprir lealmente as obrigações relativas ao desarmamento, porém, dentro de prasos mais razoaveis. Não se deve recear ataque de nossa parte, pois estamos militarmente despojados de tudo. O sr. von Simons censurou, a seguir, certas exigencias militares da Entente cujo fim real - disse - era o de paralizar a industria allemã, notadamente o que concerne a motores Diesel e a divulgação dos productos chimicos secretos, tão vasta é a extensão dada a expressão material da guerra. As propostas relativas ás reparações são o resultado final das lutas ardentes, tendentes a satisfazer ás necessidades dos adversarios. Devemos, portanto, estabelecer uma contra proposta de maneira a podermos chegar a um entendimento.

DIVERSAS

Cooperativa de consumo dos operarios de Porto Alegre - No salão “Ruy Barbosa”, sito á rua Casemiro de Abreu, esquina da rua Esperança, realisar-se-á, hoje, ás 8 horas, como já noticiamos, mais uma sessão de assembléa geral da cooperativa de Consumo dos Operarios de Porto Alegre. Entre outros assumptos de impportancia, tratar-se-á nessa assembléa da eleição da directoria que deverá reger os destinos da Cooperativa.

O carvão nacional - Realisou-se, hontem, a sessão de assembléa dos accionistas da Companhia Hulheira de Capivary, para tratar da sua constituição e installação da mesma. Foram apresentadas, na reunião, amostras retiradas dos afloramentos e nas quaes se verificou que o carvão é de optima qualidade. Pelas provas praticas demonstrou este combustivel que é igual ao melhor similar nacional conhecido. Quanto á subscripção do capital, foi todo ele coberto, superando o seu inicial que é de 200 contos de réis. Installada a nova empreza carbonifera, iniciará dentro de pouco tempo os trabalhos de abertura de seu primeiro posto.

TELEGRAMMAS

Pintor rio-grandense

Antonio Prado, 26 - Está nesta villa, a passeio, o professor Pedro Weingartner, conhecido pintor rio-grandense, o qual pretende reproduzir em télas paisagens deste municipio, principalmente das nossas cascatas.

A data de 24 de Fevereiro

Soledade, 26 - A data da promulgação da Constituição foi aqui solemnemente commemorada. No theatro 13 de Junho houve uma sessão civica tendo sido nas repartições publicas hasteado o pavilhão nacional.

A producção do trigo no Rio Grande do Sul

S. Paulo, 26 - A proposito do ultimo relatorio do inspector agricola do Rio Grande do Sul, dizendo que a producção do trigo nesse Estado é de 1.093.000, o dr. Gomes do Carmo escreve um artigo no “Correio Paulistano”, mostrando o valor incalculavel dessa producção. Diz o articulista que a União está agindo com verdadeiro acerto.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 27 de fevereiro na história

1910 - Raios X são utilizados em uma cirurgia pela primeira vez. 
1932 - Nascimento da atriz Elizabeth Taylor.
1933 - Incêndio do Reichstag, em Berlim, possibilita a escalada de Hitler. 
1940 - Circula o primeiro ônibus movido a gás, no Rio de Janeiro.
1985 - Prisão de Cabo Bruno, ex-PM, autor de mais de 50 mortes.
1994 - Criação da URV (Unidade Real de Valor)

O dia 28 de fevereiro na história

1933 - Foge da Alemanha o dramaturgo Bertold Brecht.
1935 - Morre a compositora Chiquinha Gonzaga. 
1945 - Getúlio Vargas anuncia eleições gerais no país. 
1957 - Criação de Furnas. 
1985 - Ulysses Guimarães é eleito presidente da Câmara Federal. 
1986 - É assassinado o primeiro ministro da Suécia Olaf Palme. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895