Reunião estuda a possibilidade de revisão no Tratado de Versalhes

Reunião estuda a possibilidade de revisão no Tratado de Versalhes

Correio do Povo do dia 23 de dezembro de 1921, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Lloyd George e Briand tratariam da revisão do tratado de Versalhes.

publicidade

Vae reunir-se o Conselho Supremo, em Cannes 

As conversações entre os srs. Lloyd George e Briand

Estudar-se-á nessa reunião, a possibilidade da revisão do tratado de Versailles. Essa revisão referir-se-ia, apenas, á questão das reparações. Cogita-se, tambem, de convocar uma Conferencia Internacional. Na conferencia seriam admittidos a Allemanha e a Russia, tratando-se da reconstrucção economica da Europa. 

Londres, 22 - Está annunciado officalmente que haverá uma Conferencia, em Paris, entre os embaixadores alliados para estudar a questão das reparações allemãs, indo ao encontro de um dos resultados das conversações entre os primeiros ministros britannico e francez.

DIVERSAS

A concessão de um premio á escola de Engenharia - O presidente da Republica, em data de 8 do corrente, sanccionou uma resolução do Congresso Nacional concedendo á escola de Engenharia desta capital um premio como recompensa aos assignalados serviços por ella prestados á educação technica e profissional, no Paiz. 

Almanach do Correio do Povo - Por parte dos assignantes nesta capital , continua a ser grande a procura do “Alamanach do Correio do Povo”, para 1922. Todos os agentes desta folha, no interior do Estado, já estão habilitados a offerecer o brinde ás pessoas que pagarem adiantadamente, um ano de assignatura. 

Asylo S. Benedicto - Num dos salões desse estabelecimento, serão expostos, ao publico, no dia de Natal, os trabalhos das educandas ali recolhidas. Esses trabalhos serão vendidos, naquella occasião, aos visitantes que o quizerem, em beneficio das proprias asylandas. A visita ao estabelecimento será franqueada ao publico naquelle dia, das 9 ás 12 e das 14 ás 18 horas. As irmãs convidam aos amigos e benfeitores do asylo para a exposição e visita ao estabelecimento. 

Collisão de autos - Ás 9 horas de hontem, o auomovel n. 529 chocou-se, na rua dos Andradas, com o de n. 60, resultando sair aquelle bastante damnificado.

TELEGRAMMAS

União dos Caixeiros Viajantes do Rio Grande do Sul 

Rio, 21 - A Camara dos Deputados approvou um projecto considerando de utilidade publica a União dos Caixeiros Viajantes desse Estado.

A 5ª brigada de infantaria está sem general 

Rio, 21 - O “Correio da Manhã” noticia que desde fevereiro a 5ª brigada de Infantaria, com séde em Santa Maria, não tem general para comandal-a, dizendo que essa anomalia é devida á intervenção do deputado Maciel Junior junto ao sr. Pandia Calogeras, ministro da Guerra. 

Montepio dos funccionarios da União

Rio, 21 - A Camara approvou a redacção final do projecto reorganisando o montepio dos funccionarios da União.

As estradas de rodagem 

Rio, 21 - A Camara dos Deputados approvou hoje o projecto mandando subvencionar os que se propuzerem construir e conservar estradas de rodagem.

Nova reorganisação do Exercito

Rio, 22 - No proximo sabbado será assignada a nova reorganisação do Exercito. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de dezembro na história

1889 - A Tribuna Liberal, jornal monarquista é fechado. 
1933 - Nasce o imperador Akihito, do Japão.
1947 - Criação do transistor por cientistas norte-americanos. 
1966 - Nasce a atriz Cláudia Raia. 
1972 - Terremoto deixa 5 mil mortos na Nicarágua. 
1979 - O Internacional é campeão brasileiro pela terceira vez. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895