Roque Callage realiza excursão literária pelo interior

Roque Callage realiza excursão literária pelo interior

Correio do Povo do dia 6 de dezembro de 1921, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Escritor e poeta Roque Callage.

publicidade

Roque Callage 

Attendendo a insistentes e attenciosos convites que de varios pontos do Estado vinha recebendo, ha tempos, Roque Callage, o festejado autor do “Rincão “, cujo apparecimento ainda nestes ultimos dias se assignala por um grande e merecido successo, segue hoje, para o interior, em excursão litteraria. Visitará elle primeiro a zona colonial, indo a Alfredo Chaves, Bento Gonçalves, Caxias e Montenegro. Em seguida, após breve permanencia nesta capital, irá a Pelotas, Rio Grande, Jaguarão, Santa Victoria, Uruguayana, Itaquy, S. Borja e Quarahy. Roque Callage fará, nessas localidades, conferencias litterarias, discorrendo entre outros os seguintes themas: “Lendas do Rio Grande”, O Rio Grande do Sul intellectual”.

DIVERSAS

Recenseamento da população do municipio de Porto Alegre - Proseguem com grande actividade os trabalhos do recenseamento da população do municipio de Porto Alegre, que por ordem do dr. José Montaury, intendente, se está executando nesta capital. Verificada qualquer irregularidade commetida pelos agentes recenseadores, o respectivo chefe sr. Olympio de Azevedo Lima os faz immediatamente substituir por outros auxiliares não só pelo que tem observado nas visitas de inspecção que diariamente faz, como pelas partes apresentadas pelos fiscaes, esse serviço tem sido recebido com a maior boa vontade pelos habitantes desta capital, de maneira que pretende apresentar um trabalho em cujo resultado se possa ter a mais absoluta confiança. 

O emprestimo do Rio Grande do Sul - Jornaes do Rio de Janeiro e de S. Paulo publicaram, ha dias, um telegramma de Nova York, dizendo que o juiz da Suprema Corte do Estado norte-americano, sr. George Mullan, ordenou a penhora dos bens do sr. Julio da Costa Pereira, agente fiscal do Estado do Rio Grande do Sul. Essa acção executiva foi movida pelo sr. Theodoro C. Kanters, corretor de titulos, afim de haver a quantia de 50.000 dolars, que allega ser credor pelo lançamento do do emprestimo de dez milhões de dollars para este Estado.

TELEGRAMMAS

Visita dos deputados estaduais ao Posto Zootechnico 

Viamão, 5 - Hontem, ás 9 horas, passaram por esta villa 6 automoveis conduzindo os deputados estadoaes em visita ao Posto Zootechnico e á estação Experimental. Ahi foram elles recebidos pelos drs. Pedro Pereira de Souza, chefe do Posto, e Gaspar Uchoa, chefe da Estação e seus auxiliares. Depois de uma longa visita pelas dependencias fizeram todos elogiosas referencias áquelles estabelecimentos. Servido o almoço, o deputado Victor Russomano felicitou a toda a directoria da Escola de Engenharia, a que disse honrar ao Rio Grande do Sul. 

A rebellião na India 

Londres, 5 - Communicam de Lahore que foi preso o leader nacionalista Lala Lajpat quando chegava de uma tumultuosa demonstração anti-britannica. a tropa, recebida com hostilidade, foi obrigada a carregar contra o povo. Lajpat foi o principal organisador das insurreições do Pandjab em 1907, tendo sido deportado para a America do Norte, onde publicou livros em favor da independencia. 

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 6 de dezembro na história

1914 - Pancho Villa ocupa a capital do México. 
1951 - Getúlio Vargas envia ao Congresso decreto que cria a Petrobras - Petróleo Brasileiro S/A.
1969 - João Cândido, o “Almirante Negro”, da Revolta da Chibata, morre aos 89 anos. 
1976 - Morre o ex-presidente João Goulart.   


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895