Roubos no transporte ferroviário de Uruguaiana são apurados

Roubos no transporte ferroviário de Uruguaiana são apurados

Correio do Povo do dia 12 de janeiro de 1921, quarta-feira, noticiava:

A polícia estava investigando o desvio de cargas dos trens.

publicidade

Roubos na Viação Ferrea

Desde outubro do anno passado que o commercio de Uruguayana vinha notando a falta de pequenas quantidades de mercadorias nos carregamentos para essa praça, conduzidos em trens da Viação Ferrea. Deste faltava 1 saco de assucar, daquelle 1 de arroz, uma caixa de kerozene, etc. Era um mysterio que preocupava os lesados. O facto foi, agora, devidamente apurado, pela activa policia administrativa. Tendo conhecimento de que Hernani Lambordo, encarregado da caixa d’agua que a Viação Ferrea tem no Imbahá, participava dos furtos, como depositario das mercadorias surrupiada nos trens de carga, o inspector Godofredo Bueno, que ali serve, deu-se pressa e dar sciencia de que apurara ao Coronel Cidade, que entrou a diligenciar. Das investigações dessa autoridade, resultou ficar completamente descoberto o facto.

DIVERSAS

Imprensa - O nosso collega “O Brasil”, que se publica em Caxias, completou a 6 do corrente, o 14º anniversario da sua publicidade. Nesse dia, appareceu em edição especial e com o seu formato melhorado. Ao “Brasil” desejamos prosperidade.

Objectos perdidos - O sr. Luiz Baroni, depositou em nosso escriptorio uma medalha com retrato, encontrada em um bonde da linha circular. Entregamos um guarda-sol fino, ao sr. Germano Meinsterlin; uma carta ao sr. Octavio Segalla.

A navegação allemã - Conforme ha dias noticiamos, ainda virão alguns vapores allemães ao Estado, com carga manifestada directamente para Porto Alegre. Entretanto, fomos informados de que esse facto não deve ser interpretado como decisão das emprezas allemãs de não acompanharem o proposito de outras companhias de navegação extrangeiras que resolveram não receber mais cargas para Porto Alegre, em virtude das causas conhecidas. As companhias allemãs, como as inglezas, estão tambem no proposito de não aceitar mais cargas para Porto Alegre, emquanto perdurarem as más condições dos serviços de descarga neste porto e, nesse sentido, estão estudando com as companhias inglezas um accôrdo mutuo sobre o assumpto. Essa resolução das companhias de navegação será, entretanto, reconsiderada assim que recebam aviso de seus agentes locaes de que o porto de Porto Alegre esteja apparelhado para mais rapida descarga de mercadorias.

TELEGRAMMAS

Santa Catharina

Florianopolis, 11 - Por occasião da sessão de hontem do partido republicano, reunido em convenção, falaram os srs. Eugenio Muller, Celso Bayma e o coronel Caetano Costa enaltecendo a harmonia existente nas fileiras do partido republicano. O delegado Carlos Wendhausen apresentou uma moção de solidariedade ao dr. Hercilio Luz, cuja acção politica e administrativa elogiou. O delegado Arthur Costa, por sua vez, apresentou uma moção de applausos ao dr. Epitacio Pessoa, presidente da Republica. Finalmente o delegado João Oliveira Carvalho propoz que se cumprimentasse o dr. Hercilio Luz.

Homenagens a italianos que estiveram na guerra

Buenos Aires, 11 - A commissão encarregada de prestar homenagens aos italianos aqui residentes que estiveram na guerra, ativo os seus preparativos para distribuir medalhas e diplomas aos mesmos. Essa distribuição será feita a bordo do couraçado italiano “Roma”.

O desarmamento da Allemanha

Londres, 10 - A Inglaterra conserva-se absolutamente solidaria com a França, no proposito de obrigar a Allemanha ao seu completo desarmamento.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 12 de janeiro na história

1855 - Publicação do primeiro texto de Machado de Assis, “Ela”, na Marmota Fluminense, aos 16 anos. 
1885 - É eleito deputado provincial, o republicano Assis Brasil.
1923 - Morre o pioneiro da fotografia no Brasil, Marc Ferraz. 
1976 - Morre a escritora Agatha Christie.
1997 - Ronaldinho é eleito o melhor jogador de futebol do mundo. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895