Secretaria garantia cinco mil toneladas de cimento para obras do Cais

Secretaria garantia cinco mil toneladas de cimento para obras do Cais

Correio do Povo do dia 23 de dezembro de 1920, quinta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Cinco mil toneladas de cimento foram adquiridas para as obras do cáis.

publicidade

As obras do cáes

Na Secretaria de Obras Publicas foi celebrado contracto com a firma Walter & C., para fornecimento de 5.000 toneladas de cimento Portland, da fabrica J. B. White & Brother, da Inglaterra, para as obras do cáes desta capital. Para esse fornecimento foram recebidas seis propostas na directoria da viação fluvial, sobre as mesmas emittindo parecer não só aquella directoria, como do engenheiro-chefe da commissão de melhoramentos da navegação fluvial e lacustre, a cujo cargo se acham as obras do cáes dessa cidade. De accôrdo com esses pareceres, o presidente do Estado mandou aceitar a proposta acima referida. O cimento será entregue em séries de 1.500 toneladas, pouco mais ou menos, em barricas de 180 kilos. O primeiro embarque terá logar a 15 de janeiro proximo vindouro e os dois seguintes em 15 de fevereiro e 15 de março. A firma Walter & C., é estabelecida no Rio de Janeiro, S. Paulo e nesta capital, como filial da casa Jacob Walter & C., de Londres.

DIVERSAS

Serviço de bondes - Na linha Floresta a Companhia Força e Luz emprega ultimamente bondes que vão até a rua Ramiro Barcellos e outros que fazem a volta pela rua Independencia. Ante-hontem o bonde nº 16, que partiu da praça Senador Florencio, chegou a conduzir 85 passageiros; o de nº 43, das 13,25 horas, 63, e hontem, o de nº 28, das 12 horas, 83. Um desses bondes chegou em certa occasião a permanecer parado, no meio do trajecto, afim do respectivo conductor proceder a cobrança das passagens. Em vista do exposto, os interessados pedem-nos para que a Força e Luz colloque ao menos um carro reboque nas horas de maior movimento.

Dr. Borges de Medeiros - De sua fazenda, situada no municipio de Dores do Camaquam, regressou hontem, o dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado.

As proximas colheitas - Acha-se quasi terminada, no municipio de Garibaldi, a colheita do trigo, que foi, este anno, uma das melhores que se tem registrado naquella região, não só pela quantidade, como pela qualidade. É raro, no interior do municipio, o colono que não colheu 40 sacos, havendo grande numero delles que colheram de 200 sacos para fóra. Tendo já começado as transacções como o trigo novo, o preço desse producto baixou. Tambem as lavouras de milho e de feijão apresentam em todo o municipio magnifico aspecto, e, caso continue a correr o tempo, a colheita desses cereaes será abundantissima.

TELEGRAMMAS

A repatriação dos despojos dos imperadores do Brasil

Lisboa, 22 - As urnas contendo os despojos dos ex-imperadores do Brasil serão acompanhadas, a bordo do couraçado S. Paulo, pela commissão encarregada das exequias e, tambem, pelo conde D<TB>’Eu e o principe Pedro. O elogio funebre será feito pelo bispo de Evora.

Lisboa, 22 - O principe Pedro e o conde D’Eu e sua comitiva, seguirão para o Brasil, acompanhando os despojos dos ex-imperadores, a bordo do couraçado “São Paulo”.

O tremor de terra na provincia de Mendoza

Buenos Aires, 22 - As ultimas informações das zonas devastadas pelo terremoto dizem que em 24 horas registraram-se 53 tremores, não tendo ficado de pé nenhuma casa em alguns logares, e abrindo-se, em outros, fendas de muitos metros, de algumas das quaes jarrou agua fria e de outras agua quente. O governo determinou que se faça um recenseamento para ser conhecido o numero exacto de mortos e feridos.

Terremoto na Albania

Roma, 22 - A Epoca, em telegramma de Tepeleni, noticia que em algumas localidades se abriram fendas no solo.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 23 de dezembro na história

1933 - Nasce o imperador do Japão Akihito.
1947 - Criação do transistor por cientistas americanos.
1966 - Nasce a atriz Cláudia Raia.
1972 - Terremoto deixa 5 mil mortos na Nicarágua.
1979 - O Internacional conquista o tricampeonato brasileiro de futebol de forma invicta. 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895