Soldados polacos ocuparam Vilna, na Lituânia

Soldados polacos ocuparam Vilna, na Lituânia

Correio do Povo do dia 19 de outubro de 1920, terça-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Militares do exército polonês, em Vilna.

publicidade

O confronto polaco-russo

Londres, 18 - Vilna, occupada pelas forças polacas contra as instrucções expressas do governo polaco, contou sempre entre os seus habitantes um numero consideravel de polacos. Este povo escolheu o momento presente, momento alias, inconveniente, para agitar a questão de annexação desta cidade da Lithuania a Polonia. O principe Sapieha, ministro do Exterior da Polonia, e o governo polaco envidaram os maiores esforços para impedir o movimento. Os aliados, repetidamente, nestes ultimos dias, aconselharam aos polacos moderação e na ultima mensagem, advertiram ainda que a occupação de Vilna traria serias difficuldades politicas. O principe Sapieha prometteu respeitar esta advertencia.

DIVERSAS

Obras das Dôres - Vão prosseguindo regularmente as obras da escadaria da egreja das Dores. Já estando concluido o serviço da demolição da escadaria em ruinas, começou agora a ser feito o embasamento onde serão assentados os novos degráos que estão sendo promptificados nos vastos porões da egreja, transformados em officinas, pelo sr. Augusto Bruscato. Esses degraus, que serão de mosaico, á veneziana, com espelhos de azulejos de porcellana, darão á nova escadaria um aspecto bellissimo, como ainda hontem foi constatado pela commissão de obras que esteve reunida, bem como pelo director technico das referidas obras o agrimensor sr. Henrique Pinder.

Federação Espirita do Rio Grande do Sul - Na séde do centro espirita Allan-Kardeck, estiveram reunidas, ante-hontem, as directorias das diversas sociedades espiritas desta capital e os representantes dos jornaes espiritas. Esta reunião teve por fim a discussão do projecto de fundação da Federação Espirita do Rio Grande do Sul. Após varias discussões sobre o assumpto, ficou resolvido nomear-se uma directoria provisoria, que se encarregará da elaboração dos estatutos e de outros assumptos concernentes á fundação da Federação Espirita do Rio Grande do Sul. No proximo domingo, haverá uma reunião, no decorrer da qual a directoria provisoria dará conta de sua missão, sendo então eleita a sua directoria effectiva.

TELEGRAMMAS

Politica federalista

Bagé, 18 - Em propaganda da candidatura do coronel Raphael Cabeda, estiveram, hontem, no 3º e 4º districtos deste municipio o coronel Estacio Azambuja e os drs. Camilo Mercio e Horacio Garrastazu. Em propaganda, por sua vez, da candidatura do dr. Pinto da Rocha, estiveram, tambem, ali, os drs. Ernesto Medici, Thomaz Collares e João Melhi, os quaes seguirão, amanhã, para o 6º districto.

Eleição municipal

Alegrete, 18 - Continúa intenso o enthusiasmo para o proximo pleito eleitoral, de que sairá o intendente deste municipio para o futuro quadriennio. Sabbado, os republicanos, cujo candidato é o sr. Francisco Carlos Dornelles, realisaram um comicio, tendo falado os drs. Flores da Cunha, Miranda Netto e os srs .Manoel Valle e Silva, Cyrino Prunes e Campos Velho. Hontem, os partidarios do dr. Juvenal Saldanha, candidato popular ao cargo de intendente, levaram a effeito um grande comicio. Falaram, fazendo a apologia da candidatura daquelle medico os drs. Darios Crespo e Gaspar Saldanha e o jornalista Julio Ruas e os srs. João Palma Mallmann e Alberto Soares Filho.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 19 de outubro na história

1803 - Posse do primeiro Conselho Administrativo da Santa Casa de Poa.
1841 - Porto Alegre é agraciada com o título de Leal e Valorosa, pela colaboração dos seus habitantes com o Império, na Revolução Provincial. 
1913 - Nasce o músico Vinicius de Moraes. 
1986 - Morre o líder da independência de Moçambique Samora Machel. 
1994 - STF concede a extradição do ex-ditador boliviano Luís Garcia Meza.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895