Adiada a assinatura de paz entre polacos e bolchevistas

Adiada a assinatura de paz entre polacos e bolchevistas

Correio do Povo do dia 13 de outubro de 1920, quarta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Cavalaria bolchevista

publicidade

Riga, 12 - A reunião plenaria dos delegados russos e polacos para a assignatura do armisticio e dos preliminares da paz, foi adiada “sine-die”. Um communicado declara ser por emquanto impossivel assignar o tratado entre a Polonia e os Soviets, em virtude das divergencias sobre a redacção do seu texto. 

Varsovia, 12 - Foi publicado o seguinte communicado official do estado-maior polaco: “Repellimos os ataques de dois regimentos bolchevistas, na visinhança de Clevsk. 

Zurich, 12 - Um radiogramma de Moscou annuncia que os conselhos de commissarios do trabalho e da defesa nacional decretaram a mobilisação de todos os cidadãos nascidos de 1886 a 1888. 

Varsovia, 12 - Um communicado official annuncia: patrulhas lithuanias franquearam a linha de demarcação. Occupamos e fizemos centenas de prisioneiros. Os bolchevistas concentram-se em Zmorynka afim de atacarem os ukranianos depois da assignatura do armisticio com a Polonia. 

DIVERSAS

A festa da Raça - A colonia hispano-americana, aqui domiciliada, representada por um comité de senhoras e senhoritas e pela Sociedade de Soccorro Mutuos Hespanhola realisou hontem a Festa da raça. Ao salão do TurnerBund, local escolhido para essa festa, affluiu crescido numero de familias e cavalheiros da referida colonia. As 17 horas, deram-se inicio as festas, com as danças que se prolongaram até ás 20 horas, debaixo de franco enthusiasmo. Áquella hora, o baile foi interrompido para se realisar a sessão solemne, que foi presidida pelo sr. Francisco Raya, presidente da Sociedade de Soccorros Mutuos Hespanhola. No palco foi armada uma allegoria allusiva á data, tendo na mesa tomado assento, alem do orador hespanhol Gonzalez de Castro, os srs. Angel Aguarod, Andre Ibanez etc. A allegoria era formada por um circulo de meninos e meninas que empunhavam bandeiras dos paises hispano-americano, vendo-se ao centro a bandeira brasileira, empunhada pela senhorita Maria Ruiz, e a hespanhola pela senhorita Esperanza Goya. Antes de começar a sessão solemne, a orchestra executou o hymno nacional e a marcha real da Hespanha, que foram ouvidos de pé por todos os assistentes. Em seguida falou o sr. Angel Aguarod, que ao terminar apresentou aos seus compatriotas o orador hespanhol Gozalo de Castro. Este, por espaço de 40 minutos, prendeu a attenção da assistencia, discorrendo de forma brilhante sobre a “Festa da Raça”. 

TELEGRAMMAS

O S. C. Pelotas - o anniversario da sua fundação 

Pelotas, 11 - O Sport-Club Pelotas por motivo do anniversario de sua fundação realisará amanhã uma assembléa geral para a eleição da nova directoria, sendo indicado o nome do dr. Manoel Luiz Ozorio para ser reeleito no cargo de presidente. O ground dessa sociedade sportiva será ornamentado com galhardetes. 

Encampação das obras do porto do Rio Grande

Rio, 11 - Ao inspector federal de Portos, Rios e Canaes communicou o ministro da Viação que o presidente do Estado do Rio Grande do Sul levára ao seu conhecimento que de accôrdo com a clausula XLV do contracto celebrado entre o governo daquelle Estado e a Companhia Française du Port do Rio Grande do Sul, por escriptura de 29 de setembro do anno passado, relativo á encampação das obras do porto do Rio Grande, tramways e luz electrica da mesma cidade, o Thesouro do Estado remetteu á referida “Compagnie” a quantia de francos, 2. 059.848, em moeda pepel, correspondente á 1ª prestação de juros e a taxa de corretagem de 1/2 % sobre os mesmos, venciveis á 17 de abril do corrente anno. 

A grafia da época está preservada nos textos acima.

CRONOLOGIA

O dia 13 de outubro na história
1823 - Lançamento do Compilador Mineiro, primeiro jornal de MG.
1941 - Nasce o cantor Paul Simon. 
1968 - Morre o poeta Manuel Bandeira. 
1972 - Cai avião nos Andes com equipe de Rugby do Uruguai. 
1991 - São aprovadas eleições diretas para deputado em Cuba. 
1997 - Bill Clinton, presidente dos Estados Unidos, visita o Brasil.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895