O regresso de Ruy Barbosa ao Rio de Janeiro

O regresso de Ruy Barbosa ao Rio de Janeiro

Correio do Povo do dia 22 de outubro de 1920, sexta-feira, noticiava:

Renato Bohusch

Ruy Barbosa.

publicidade

O regresso de Ruy Barbosa ao Rio - A imponente recepção do povo carioca

A prolongada interrupção do telegrapho federal, na semana passada, fez com que ficassemos em completa ignorancia á cerca do que se passava na capital da Republica, nesses dias. Entre os factos de maior importancia que ali occorreram, figuram o regresso do senador Ruy Barbosa e o seu encontro com o rei Alberto, da Belgica. A recepção que o povo carioca fez ao grande brasileiro foi verdadeiramente imponente. Todos os jornaes cariocas encheram longas columnas e, alguns, mesmo paginas, para descrevel-a. “O Paiz” diz que o regresso do senador Ruy Barbosa despertou a attenção da capital, e accrescenta que, além de pessoas gradas, aguardava a chegada de s. ex. uma verdadeira multidão. O Jornal do Brasil, diz que a capital da Republica prestou a Ruy Barbosa imponentissima homenagem.

DIVERSAS

Trilhos para estrada de ferro - Ha dias, ao porto do Rio Grande, procedente dos Estados Unidos, chegou o vapor Epitacio Pessoa, que trouxe 1.700 toneladas de trilhos do peso de 32 kilos por metro. Esse material destina-se á estrada de ferro de Carlos Barbosa a Bento Gonçalves, tendo sido adquirido pelo governo do Estado.

Subvenção á Faculdade de Medicina

Os deputados Alvaro Baptista, Carlos Penafiel e João Perneta, em telegramma, communicaram ao dr. Borges de Medeiros, presidente do Estado, ter a Camara approvado a emenda por elles apresentada, e segundo á qual é concedida á Faculdade de Medicina desta capital a subvenção de cem contos de réis.

Viagem de automovel - O coronel Agnello Correa da Silva empreendeu, ha dias, num automovel Ford, uma viagem de 1.650 kilometros. Consistiu ella em ir e voltar a S. Borja, passando pelas segujintes localidades: S. Leopoldo, Montenegro, Taquary, Venancio Ayres, Soledade, Passo do Espinhoso, no Jacuhy, Barra do Colorado, Séde da Colonia Selbach, Séde da Colonia General Osorio, Cruz Alta, Ijuhy, Santo Angelo, São Miguel, São Lourenço, São Luiz e São Borja. Esta longa viagem foi feita no espaço de 40 horas, em quatro dias, gastando o automovel 15 latas de gazolina.

Objectos perdidos - Estão depositados no escriptorio desta folha: um compendio de Historia do Brasil encontrado á rua dos Andradas.

TELEGRAMMAS

Melhoramentos municipaes

São Francisco de Paula, 21 - Estão sendo feitos varios melhoramentos nesta villa, inclusive o prolongamento da rua 7 de Setembro, sendo os terrenos precisos para essa obra doados pelos respectivos proprietarios. Esses trabalhos municipaes estão sendo dirigidos pelo dr. Porto Alegre, engenheiro aqui residente, que recusou qualquer remuneração pelos seus serviços. O programma da administração actual encara principalmente, as vias de communicação, causando esse facto a melhor impressão pela falta de estradas existentes neste municipio.

O partido socialista italiano

Roma, 21 - Em Florença, o Congresso da direcção do partido socialista, depois de viva discussão a proposito das ultimas prisões, decidiu publicar um appelo aos operarios, aconselhando-os a se abastecer, por emquanto da gréve geral e convidando-os a estarem prepararados para qualquer acção que a direcção do partido considerar necessaria. Os communistas parece que resolveram convocar um Congresso Nacional da fracção extremista antes do Congresso socialista reunir-se em Florença.

A grafia da época está preservada nos textos acima

CRONOLOGIA

O dia 22 de outubro na história

1908 - Morre o dramaturgo Artur de Azevedo. 
1928 - João Pessoa assume o governo da Paraíba. 
1938 - Invenção do xerox. 
1954 - Morre o escritor Oswald de Andrade. 
1970 - Paulo Evaristo Arns assume a arquidiocese de São Paulo.
1975 - Sonda soviética pousa em Vênus. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895