Alvim, Glenn e a tentação autoritária

Alvim, Glenn e a tentação autoritária

Brasil flerta com o abismo

publicidade

O jornalista Glenn Greenwald cometeu um crime grave: fez jornalismo livre.

Foi indiciado por um procurador ideologizado sem investigação.

Glenn publicou informações verdadeiras sobre os bastidores da Lava Jato.

Deslustrou a imagem de Sérgio Moro e de Deltan Dallagnol.

Trouxe prejuízos para a mitologia de extrema-direita em construção.

Roberto Alvim, então secretário nacional da Cultura, quis agradar seu campo.

Vejamos esta passagem: "A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada".

O nacionalista integral concorda com ela ou não?
Roberto Alvim, agora ex-secretário da Cultura de Jair Bolsonaro, mesmo flagrado plagiando nessa citação Joseph Goebbels, ministro da propaganda de Hitler, persistiu: “Foi, como eu disse, uma coincidência retórica. Mas a frase em si é perfeita: heroísmo e aspirações do povo é o que queremos ver na Arte nacional“. Não fosse de Goebbels, o nacionalista também a consideraria perfeita? Ou concorda com o conteúdo mesmo sendo da lavra do célebre nazista e defende-se dizendo que isso não significa estar de com acordo com o racismo nazista e o holocausto?

Alvim falou em “coincidência retórica”. Não seria uma coincidência ideológica, de visão de mundo, quanto à cultura? Não só de Alvim, mas do neonacionalismo? O nazismo queria combater a “arte degenerada”. O neonacionalismo não vê a arte brasileira como decadente? A passagem em questão não resume literalmente a visão de cultura do antiglobalismo? O problema não seria o texto, mas o contexto, que um diretor de teatro jamais ignoraria: Wagner ao fundo, cenário “monumental”, estética à Leni Riefenstahl, a cineasta do nazismo.

Teria Alvim caído mesmo sintetizando “perfeitamente” a concepção de cultura que deveria encarnar? Ao sair do bunker, deixou vazar parte do imaginário do entorno que pretendia representar? Na véspera do “suicídio” de Alvim, Bolsonaro rasgara-se em elogios a ele: "Você aí é a cultura de verdade, algo que não tínhamos no Brasil. Tínhamos aqui essa ideia de fazer cultura para uma minoria, tem que fazer para a maioria”. Se Alvim era a “cultura de verdade”, o que ele contrariava, a cultura brasileira, era de mentira? Decadente? Falsa? A “autenticidade”, como oposição ao “globalismo” e ao comunismo, encontra-se no nacionalismo, no conservadorismo e no patriotismo?

Roberto Alvim atrapalhou-se. Podia ter as mesmas ideias que um nazista, mas não podia plagiá-lo? Teria havido a serpente sem o ninho? O rolo deixou uma face encoberta (ou meio descoberta). Afinal, o que os neonacionalistas integrais pensam do texto, sem o contexto, recitado pelo péssimo ator guindado à condição de protagonista e logo à de expulso da festa por inconveniência? Olavo de Carvalho sugeriu que o discípulo estava mal da cabeça. Teria em razão disso feito uma leitura equivocada das expectativas que imaginava poder atender com energia?

Em caso de equívoco interpretativo de Roberto Alvim, o que o teria levado ao “erro” de hermenêutica? Alvim copiou um contexto exato para um texto que jurou desconhecer e afirmou ter do nazismo a mesma repugnância sentida pelo comunismo. Bolsonaro repudiou regimes genocidas. Só falta agora os neonacionalistas dizerem o que pensam de uma arte heroica, nacional, emocional, imperativa e triunfal?

Enquanto isso, Glenn Greenwald é indiciado por trazer à luz o que deveria permanecer nas escuridão dos aplicativos para não manchar biografias apressadas.

Obs; na imagem , o "cuidado" que se tinha, há meros 30 anos, com quem fazia jornalismo de crítica, de humor, de ironia, sem heroísmo nem nacionalismo.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895