Debates no Esfera Pública

Debates no Esfera Pública

publicidade

Jürgen Habermas é um dos maiores filósofos do mundo.

Alemão, ele nasceu em 1929. Um dos seus livros mais importantes e famosos chama-se Mudanças estrutural da esfera pública. Todo estudante de ciências sociais passa por esse conceito. Há quase sete anos, quando fui convidado para apresentar um programa de política na Rádio Guaíba, pedi licença para duas escolhas: o nome da atração e a pessoa com quem compartilharia cada dia de microfone. Eu queria dividir o programa com aquela que, sem ter falado muitas vezes com ela até então, eu considerava a melhor colunista diária de política no Estado: Taline Oppitz. Foi uma baita alegria quando Taline aceitou.

Leitor de Habermas, cravei Esfera Pública para nome do programa. Causou certa estranheza. Não seria melhor espaço público? Eu queria o conceito habermasiano piscando todo dia em nosso espaço. Foi aprovado. Desde então temos trabalhando incansavelmente. Já emplacamos muitos momentos de repercussão nacional. Num deles, cruzamos ao vivo o ex-governador Olívio Dutra e o deputado petista José Genoíno. Olívio intimou Genuíno, acusado no mensalão, a renunciar. Na bucha. Noutro belo momento, o deputado estadual gaúcho Diógenes Baseggio renunciou ao seu mandato ao vivo no Esfera Pública. Se eu tivesse espaço, listaria nossos dez “furos”. Em 2016, emplacamos uma entrevista de quase uma hora com a presidente afastada Dilma Rousseff. Ela se abriu muito. Ontem, repetimos a dose com a agora ex-presidente. De arrepiar. Nesses anos todos, mediamos vários debates para a prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado.

Hoje, seguindo nossa tradição, Taline e eu, comandaremos o debate entre os candidatos a vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim (vice de Nelson Marchezan Jr.) e Juliana Brizola (vice de Sebastião Melo). Consideramos que vices são essenciais – não falei perigosos – e devem mostrar as suas ideias aos eleitores. Na próxima semana, faremos três debates: com os candidatos à prefeitura de Canoas, Santa Maria e Porto Alegre. Fecharemos no dia 24, entrevistando os candidatos à prefeitura de Caxias. Serviço completo.

Sob o comando seguro e competente de Luciano Araújo, Nando Gross e Carlos Guimarães, com a cotidiana e preciosa ajuda de Diego Oyarzabal, nosso produtor, temos feito um programa onde todos falam e todos opinam. Entre nossos mais constantes convidados sempre estiveram, por exemplo, Nelson Marchezan Júnior e Sebastião Melo. O cientista social Renato Cancian resumiu: “Segundo Habermas, os cidadãos se comportam como corpo público quando se comunicam de maneira irrestrita sobre assuntos de interesse geral”. É no Esfera.

O que me deu para estar fazendo esta autopropaganda? Em primeiro lugar, a divulgação dos nossos debates. Em segundo lugar, contar uma coisa de bastidores. Em quase sete anos, Taline e eu nunca brigamos. Certamente isso jamais existiu na história do rádio. Vale lembrar que temos posições diferentes sobre vários assuntos.

Esfera Pública é um outro nome para diversidade. Vale o melhor argumento.

E o melhor argumento resulta de espaço e diversidade,

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895