Indústria da multa, uma ficção brasileira

Indústria da multa, uma ficção brasileira

Governo que aumentar a impunidade no trânsito

publicidade

Borges, o argentino, talvez o maior escritor latino-americano de todos os tempos, no prólogo do seu livro “Ficções”, diz com sinceridade: “As sete obras deste livro não requerem maior elucidação”.

O mesmo vale para algumas das ficções brasileiras.

Uma delas diz que o homem de bem quer diminuir a impunidade no país. Uma das maiores ficções brasileiras é a tal indústria da multa. Rigorosamente falando, não existe. É simplesmente o choro do infrator, que não quer ser punido. O infrator de trânsito que denuncia a indústria da multa costuma ser o mesmo que discursa contra a impunidade. É o mesmo que defende que o agente de trânsito deveria educar em lugar de multar freneticamente. Conversa para boi dormir na estrada.

      Claro que há distorções e multas injustas. Mas basta colocar o pé na rua para se ver um festival de infrações e de reclamações injustificadas contra quem multa. Quem nunca falou ao celular dirigindo? Quem não faz isso? Jair Bolsonaro quer aumentar o número de pontos da carteira de motorista de 20 para 40. É um grande incentivo à impunidade. Sérgio Moro deveria protestar. Vejo diariamente dezenas de infrações de trânsito. Ouço verdadeiras ladainhas de motoristas contra quem os fiscaliza e multa. A minha sugestão não requer maior elucidação: não quer ser multado? Não cometa a infração. A multa é a única pedagogia que realmente funciona. Um motorista, falando ao celular, avançou sobre a faixa de segurança onde se arrastava uma senhora. Tocou a buzina. Foi flagrado. Tomou multa. Desabafou para mim: “Azulzinho filho da sua venerável mãe”. Nem sorri.

      Observei: “Tinha uma velhinha na faixa e o senhor estava no celular”.

Como um crítico literário preocupado com a verossimilhança, ele rebateu: “Quem vai acreditar nisso?” Insisti: “São os fatos”. Ele não se intimidou: “Fato é que eles só pensam em meter a mão em nosso bolso”. Resolvi encarar: “O senhor cometeu a infração”. A reação dele foi visceral: “Cometi. Quem não comete? Passo o dia no trânsito. Além disso, minha mulher odeia quando não atendo”. A culpa, claro, era da esposa. Os homens parecem, muitas vezes, cópias de má qualidade.

      Agora, uma tragédia internacional.

A Notre-Dame pegou fogo. Como pode uma obra de arte tão sublime queimar como se fosse um museu de terceiro mundo? O governo francês está feliz por que a estrutura se salvou. Mais de três bilhões já foram doados para a reconstrução. Grande parte vem de renúncia fiscal do governo. Algo de ficção aparecia em cada imagem da catedral de Paris sendo devorada pelas chamas. Uma ficção criada por algum brasileiro só para poder se desculpar com uma frase do tipo “os ricos também fazem burradas”. Restará aos franceses recuperar tudo em tempo recorde para espanto do mundo. Nada, porém, apagará a violência das chamas desafiando a arte e a história.

O Brasil inteiro está nas suas ficções.

As desgraças alheias não apagam as nossas, que parecem infinitas. Como escreveu Borges com precisão: “Desvario laborioso e empobrecedor o de compor extensos livros; o de espraiar em quinhentas páginas uma ideia cuja perfeita exposição oral cabe em poucos minutos. Melhor procedimento é simular que esses livros já existem e oferecer um resumo, um comentário”. O Brasil cabe numa multa. Mas as multas já não cabem em 20 pontos. A impunidade precisa de espaço.

 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895