Personagens reais e de ficção

Personagens reais e de ficção

De Flaubert e Madame Bovary a Assange

publicidade

 

      “Madame Bovary” é o título do mais famoso livro de Gustave Flaubert, um dos maiores nomes da literatura de todos os tempos, nascido em 12 de dezembro de 1821, há duzentos anos. A personagem pratica adultério. O autor foi processado por atentar contra a moral e os bons costumes. Madame Bovary é uma construção literária perfeita.

*

      A “farofa da Gkay” deu o que falar. Para quem não sabe, foi um festão organizado pela influenciadora digital paraibana Gkay reunindo famosos num hotel de Fortaleza. O regabofe, como se dizia bem antes das redes sociais, teria custado três milhões de reais. Depois da ressaca, Gkay descobriu que recebeu um presente inesperado: um Rolex de 59 mil reais. Ora, que tem demais, era o aniversário da guria. Ah, tá! A moça tem reles 17 milhões de seguidores. É isso uma bolha?

*

 

      Em 2022, deverá ser assim: Sérgio Moro quer tirar votos de Jair Bolsonaro para ir ao segundo turno das eleições presidenciais. Bolsonaro, por seu lado, aposta no Auxílio Brasil para arrancar votos de Lula em todo o Nordeste. O petista quer ter o quase ex-tucano Geraldo Alckmin na sua chapa para seduzir o eleitorado de centro-direita. Ciro Gomes atira em todos ao mesmo tempo de olho em votos da direita e da esquerda. Sobre o namoro entre Lula e Alckmin corre uma piada: os petistas precisariam de pelo menos seis meses para apagar tudo o que já escreveram contra o ex-governador de São Paulo ao longo dos anos, especialmente em 2018. Picolé de Chuchu foi o mínimo.

*

      Está em estudo um projeto de nova reforma da legislação trabalhista. A última foi há quatros anos. Um dos pontos propostos sugere que a folga dominical aconteça uma vez a cada sete semanas.

*

      Monarco morreu aos 88 anos de idade. Ele era memória e alma da Portela, onde chegou em 1947. É dele a música que serve de esquenta à escola de samba que tanto amou e para a qual viveu e que poderia agora se aplicar a ele mesmo: “Passado de glória”: “Portela, eu às vezes meditando, quase acabo até chorando/Que nem posso me lembrar”. A propósito, o Brasil ainda é o país do samba e do futebol? Será? Outro dia, ouvi esta: “Quem gosta de samba e caipirinha é gringo”. Ué!

*

      Está aberto o caminho para que Julian Assange seja extraditado da Inglaterra para os Estados Unidos, onde será julgado por espionagem e conspiração. O que ele fez mesmo? Divulgou documentos secretos que revelaram a podridão e os abusos cotidianos de Estado. Graças a ele ficamos sabendo do funcionamento de engrenagens zelosamente escondidas. Isso não deveria ser chamado simplesmente de jornalismo? No século XVIII, Voltaire foi preso por criticar as autoridades e seus desmandos. Depois, para escapar de novas pressões, refugiou-se na Inglaterra. Escreveu “Carta sobre os ingleses”, dando um pau no absolutismo retrógrado francês, obra queimada em praça pública. O tempo passar, o poder continua o mesmo. Não suporta a luz do dia.

*

Parabéns aos colegas do Correio do Povo pelos prêmios ARI. Merecidos.

*

Hoje, Claudia e eu completamos 32 de casados. Parabéns a nós pelo éxito. Na fotos, o casal feliz.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895