Todo dia ele faz tudo sempre igual

Todo dia ele faz tudo sempre igual

Paródia de uma canção de Chico Buarque

publicidade

Todo dia ele faz tudo sempre igual. T

odo dia ele faz tudo sempre errado e acha que é normal. Nos sacode às seis horas da manhã com uma bomba da sua incontinência verbal. E nos apavora com a sua boca de capitão. Num dia, ataca a ciência e demite o cientista por lhe contar o que não queria ouvir. No outro, haja paciência, elogia torturador. No terceiro, sem a menor decência, declara que não há fome no Brasil. Todo dia ele diz que vai se ocupar de nós e essas coisas que diz todo militar. Diz que está nos esperando em 2022 e nos acena com suas mãos de rasgar jornal e de assinar decretos ilegais.

Todo dia nós só pensamos em nos mandar.

Meio-dia, nós só pensamos em Portugal. Depois pensamos no dinheiro para ganhar e nos calamos como quem acredita que vai dar. Seis da tarde, para sair no Jornal Nacional, ele chama o Ustra de herói nacional e jura que não está louco de atar. E nos pega na saída com vontade de sumir. E diz que ama o país e essas coisas que diz todo político para enganar. E nos assusta com sua boca incontida de soltar palavrões, preconceitos e retirar direitos com a facilidade de quem admira ditador. Num dia, defende agrotóxicos para vender. No outro, ainda mais tóxico, manda desmatar a Amazônia a varrer. Num dia defende o nepotismo. No outro, combate o comunismo montado em seu cavalo chamado Passado.

Todo dia ele nos pede para ficar e promete que tudo vai mudar.

Meia-noite, ele jura amor à pátria e nos tortura de quase sufocar. E nos apavora com seus olhos vermelhos da ditadura militar. Todo dia ele faz tudo sempre igual, tudo sempre errado, tudo combinado, mas diz que não é estratégia, que é seu jeito de ser e de governar. Nos sacode às seis horas da manhã como se fosse um quartel com um sorriso de general de Pinochet. E nos atucana com sua boca de semear más notícias em geral. Todo dia nós só pensamos em dar o fora ou em saber quando é que ele vai cair. Fazemos contas e mais contas para saber quando ele vai sair. E dormimos com uma dose de rivotril.

Todo dia, a gente canta que ainda é cedo para desesperar e brinca de acreditar que não há nada demais e tenta até virar de lado e dormir sem chorar. Todo dia ele faz questão de recomeçar. E conta vitórias, planeja reformas, exulta e insulta com a mesma inclemência, chama golpe de revolução, achincalha gay de malandro e entoa o velho refrão: Brasil, ame-o ou deixe-o. Avante, Brasil, salve a nação. Todo dia a gente só pensa num jeito de fugir enquanto ele corta mais verbas da educação.

Todo dia ele nos sacode com o espantalho da Venezuela e nos manda para Cuba se não estamos contentes. E garante que vai nos livrar dos vermelhos, acabar com os aparelhos, revirar nossos espelhos, reinventar nosso futuro, tirar o gigante do escuro. Assim vai.

Todo dia ele faz tudo sempre igual, bate continência para o Trump, faz declarações disparatadas, supera o dia anterior com algo mais radical. E a gente suspira, padece, decresce e só pensa em poder partir. Mas partir para onde, José? Fuga não há mais. Todo dia ele faz tudo sempre igual. Ai, ai.

 


 

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895