Um 11 de setembro que não termina

Um 11 de setembro que não termina

Imagens do dia que se eterniza

publicidade

E, como diz a música, assim se passaram dez anos. Não, 20 anos. Nos dez anos do mais famoso e trágico 11 de setembro, o de 2001, o setembro do Bin Laden, da Alcaida e das torres gêmeas, escrevi este texto. Hoje, muita gente vai se perguntar onde estava quando o segundo avião atingiu o edifício em Nova York e transformou a imaginação dos roteiristas de Hollywood num monte de escombros. Eu estava em aula. Descemos todos para o bar da Faculdade de Comunicação e vimos as imagens de boca escancarada. Algumas meninas soltavam gritinhos. Eu ainda não havia entrado na crise dos 40.
Hoje, estou na crise dos 60. O Brasil não passava de tetracampeão mundial de futebol. Lembro-me de que nos dias seguintes ao episódio, rotulado pelo filósofo Jean Baudrillard chamou de fim da greve dos acontecimentos, jornais do mundo inteiro publicaram manchetes neste estilo definitivo: “O mundo nunca mais será o mesmo”.
    Por que o mundo nunca mais seria o mesmo? Porque o coração do império havia sido violado. Os terroristas tinham superado uma barreira, arrombado a última fronteira e ferido o umbigo do universo. Dali em diante, afirmava-se, o medo se imporia como a única verdade. As consequências, nem sempre perfeitamente lógicas, apareceram rapidamente. Os Estados Unidos atacaram o Afeganistão. Depois, foi a vez do Iraque. Saddam Hussein, um antigo aliado, virou bode expiatório e pagou por ter armas de destruição massiva que, mais uma vez, não passavam de miragens capazes de reduzir a imaginação dos roteiristas de Hollywood a zero. O mundo continuou pateticamente o mesmo. Razões econômicas e de Estado falaram mais alto e usaram a mentira deslavada como detergente para limpar o planeta do seu mal absoluto.
    Por trás das boas intenções, velhos interesses, petróleo. Os EUA levaram quase dez anos para liquidar o mandante dos atentados de 2001, o saudita Bin Laden. A greve dos acontecimentos teria começado com a queda do muro de Berlim. Depois dali, aceitando-se a conclusão de Francis Fukuyama, a história teria chegado ao fim com a vitória final do capitalismo, triunfo do bloco americano sobre o bloco soviético. As narrativas pareciam tiros.
Em 11 de setembro de 2001, porém, a trégua acabou. A velha história, feita de sangue, convulsões e lágrimas, mostrou a sua milenar face horrenda. Era o mundo de sempre que dava sinal de vida produzindo mortes. O que estava em jogo? O de sempre: fanatismo, imperialismo, ressentimentos históricos, visões de mundo, ódio, incompreensão entre culturas, etc. De um lado, um extremismo devastador. Do outro, a incapacidade ocidental de lidar com a diferença radical. O Ocidente ficou perplexo diante de algo felizmente em extinção entre nós: aceitar morrer por uma causa, justa, injusta, absurda. E assim se passaram vinte anos...
*
Dia 13 de setembro, 19h, homenagem aos 700 anos da morte da Dante Alighieri, com “projeção mapeada” no prédio da Biblioteca Pública do Estado, dirigida por Morgana Marcon. O espetáculo tem direção e fotos de Celso Chitolina. Texto de Rafael Jacobson. Locução de Zé Adão Barbosa. Realização: Associação dos Amigos da BPE, sob a batuta de Gilberto Schwartsmann e Alcides Stumpf.

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895