30 anos da estreia de Gabriel Batistuta, o "Batigol", como profissional

30 anos da estreia de Gabriel Batistuta, o "Batigol", como profissional

publicidade

Foto: AFP / Daniel Garcia / AFP / CP


Esta terça-feira, dia 25 de setembro, marca uma data importante para um dos maiores atacantes da história do futebol argentino. Há exatos 30 anos, Gabriel Omar Batistuta realizava sua primeira partida como profissional. Batigol estreou com a camisa do Newell"s Old Boys diante do San Martín de Tucumán em jogo do Campeonato Argentino.

 

Com um poder de finalização raramente visto, Gabriel Batistuta teve uma ascensão rápida na carreira. Três anos depois, em 1991, ele já era o camisa 9 da seleção argentina que conquistou a Copa América, no Chile. Ele terminou como artilheiro do torneio, com seis tentos marcados. Batistuta voltou a ganhar a Copa América pela Argentina em 1993, quando marcou os dois gols na final contra o México. O centroavante também esteve presente na conquista da Copa Rey Fahd, em 1992, torneio que depois se tornou a Copa das Confederações.

 

Gabriel Batistuta disputou três Copas do Mundo, 1994, 1998 e 2002. Ele marcou 10 gols em 12 partidas e é até hoje o maior artilheiro da Argentina na história dos Mundiais. Ao todo, Batistuta balançou as redes 56 vezes com a camisa da seleção. Ele foi o maior artilheiro da Albiceleste até 2016, quando perdeu o posto para Lionel Messi.

 

Em clubes, Batistuta deixou o Newell"s para jogar no River Plate, onde atuou pouco, mas ainda assim foi campeão argentino em 1990. Sem oportunidades com o técnico Daniel Passarella no River, Batistuta foi jogar no rival Boca Juniors. E foi na Bombonera que viveu seu melhor momento dentro da Argentina. Entre 1990 e 1991, ele marcou 19 gols em 40 jogos vestindo a camisa 9 xeneize e ajudou a equipe treinada pelo uruguaio Óscar Tabárez a ganhar o Torneio Clausura, em 1991.

 




 

Após o bom desempenho no Boca, Batistuta foi vendido para a Fiorentina, onde marcou época. O centroavante anotou logo 13 gols em sua primeira temporada na Itália. Mesmo tendo marcado 16 tentos no Campeonato Italiano da temporada 1992/93, ele não conseguiu evitar o rebaixamento da equipe. Batistuta ganhou o respeito dos torcedores ao permanecer no clube para a disputa da Série B.

 

Com Batigol como artilheiro, a Fiorentina ganhou a Série B e retornou para a Série A na temporada 1994/95. Foi nessa temporada que Batistuta marcou 26 gols e estabeleceu o que foi no momento um novo recorde de gols numa mesma edição do Campeonato Italiano.

 

Batistuta conseguiu ganhar uma Copa Itália e uma Supercopa da Itália pela Fiorentina, mas precisou deixar Firenze para conquistar o Campeonato Italiano. Em 2000, Batistuta foi negociado com a Roma. O argentino ganhou o "Scudetto" logo em sua primeira temporada no clube da capital italiana. Ele foi o artilheiro da Roma naquela competição e formou uma dupla com Francesco Totti que se tornou inesquecível para a torcida romanista.

 

Após uma série de lesões e a perda da titularidade na Roma, Batistuta foi emprestado para a Inter no meio da temporada 2002/03. A passagem por Milão durou apenas seis meses e o argentino deixou a Itália para encerrar a carreira no Al-Arabi, do Qatar. Ele ainda foi campeão e artilheiro do Campeonato Qatari antes de pendurar as chuteiras, em 2004.

 

Batistuta seguramente foi um dos maiores centroavantes da história do futebol mundial. Um camisa 9 que reunia técnica, velocidade e força. Um centroavante capaz de finalizar com precisão com as duas pernas e de cabeça. Batedor de falta, com presença de área. Completo. Confira alguns gols do eterno Batigol:

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895