Adversário do Grêmio na Libertadores, Estudiantes foi 16º no Campeonato Argentino

Adversário do Grêmio na Libertadores, Estudiantes foi 16º no Campeonato Argentino

publicidade

Estudiantes se classificou de forma dramática para oitavas da Libertadores - Foto: Eitan Abramovich / AFP / CP


A Conmebol definiu na noite desta segunda-feira em sorteio realizado na cidade de Luque, no Paraguai, os confrontos das oitavas de final da Libertadores. O adversário do Grêmio será o tradicional Estudiantes de La Plata, tetracampeão da América, mas que teve uma temporada irregular.

O “Pincharrata”, como é apelidado o Estudiantes, fez uma campanha ruim na Superliga Argentina. A equipe de La Plata terminou em 16º lugar entre 28 clubes e não conseguiu sequer uma vaga na Copa Sul-Americana de 2019. Em 27 jogos, o time obteve 10 vitórias, 6 empates e 11 derrotas. A equipe mostrou solidez defensiva ao sofrer apenas 26 gols, mas o ataque ficou devendo com somente 25 tentos marcados.

A força defensiva do Estudiantes se explica pela postura do técnico Lucas Bernardi. O time muitas vezes jogou com uma linha de cinco defensores e se acostumou a adotar estratégias defensivas.

Por conta dos resultados ruins, Bernardi acabou demitido no começo de maio. Leandro Benítez, que treinava o time reserva do Estudiantes, assumiu de forma interina. Ele acabou efetivado após a vitória sobre o Nacional, do Uruguai, que garantiu a classificação para as oitavas de final e salvou o semestre do clube.

 

Classificação agônica

O Estudiantes foi segundo colocado no Grupo F da Libertadores, que teve o Santos em primeiro lugar. A vaga para as oitavas de final foi conquistada na última rodada, quando time enfrentou o Nacional, do Uruguai, em La Plata em confronto direto pela classificação.

Para avançar, o Estudiantes precisava de uma vitória por dois gols de diferença para superar os uruguaios no saldo de gols. A situação ficou ainda mais complicada porque o Nacional abriu o placar no começo da partida. Na base da entrega, o “Pincha” teve muito volume de jogo, mas não conseguiu marcar nenhum gol no primeiro tempo.

A virada veio na etapa final, quando Leandro Benítez mandou a campo o colombiano Juan Otero, o jogador mais técnico do elenco e que voltava de lesão. Otero, de pênalti, empatou a partida logo no começo do segundo tempo. Lucas Melano virou em seguida, mas ainda faltava um para os argentinos. O gol da classificação veio apenas nos minutos finais, novamente em pênalti bem cobrado por Otero.

 

Elenco conta com campeões

O Estudiantes não tem estrelas em seu elenco. Com orçamento bastante inferior aos grandes argentinos que disputam a Libertadores – Boca, River, Racing e Independiente -, o clube aposta em jogadores jovens e atletas com histórico no clube.

O plantel atual conta com quatro atletas campeões da Libertadores de 2009 pelo clube. Mesmo em fase final de carreiras, três deles são titulares, o goleiro Mariano Andújar (34 anos), o zagueiro Leandro Desábato (39 anos) e o volante Rodrigo Braña (39 anos). Braña está suspenso para o primeiro jogo com o Grêmio porque foi expulso contra o Nacional.

O quarto campeão da América de 2009 que está no elenco do Estudiantes é um conhecido do Grêmio: o meia-atacante Gastón “La Gata” Fernández. La Gata não disputou a fase de grupos por ter passado por cirurgia no pé direito no começo do ano.

Em razão do final da temporada argentina, o Estudiantes, assim como os demais clubes do país, passará por algumas mudanças no elenco. Lembrando que cinco alterações podem ser feitas na lista de inscritos da Libertadores para as oitavas de final. O Estudiantes ainda não anunciou nenhum reforço de forma oficial na atual janela de transferências.
O que esperar 
Leandro Benítez fez apenas três jogos como interino do Estudiantes, o que foi pouco tempo para mudanças bruscas em relação ao time de Lucas Bernardi. Ele agora terá um pré-temporada para preparar a equipe ao seu estilo para os confrontos com o Grêmio pela Libertadores e começo da Superliga Argentina 2018/2019.

Nos jogos como interino, Benítez abriu mão do esquema que cinco defensores e escalou o time sempre com linha de quatro na defesa. Nas três partidas, o treinador armou a equipe com dois jogadores de velocidade pelos lados do campo apostando em um jogo direto.

A tendência, levando em conta estilo do elenco, é que o Estudiantes aposte em um jogo muito físico contra o Grêmio. Em La Plata, a equipe vai tentar impor velocidade e deve abusar das bolas aéreas. Contra o Nacional, por exemplo, o time argentino fez 27 cruzamentos para a área e deu 54 lançamentos.

 

Ficha

Títulos de Libertadores: 4 (1968, 1969, 1970 e 2009)

Chegou na edição deste ano como: terceiro colocado no Campeonato Argentino 2016/17

Como avançou para as oitavas: segundo no Grupo F, que teve Santos (1º), Nacional (3º) e Real Real Garcilaso (4º)

Colocação no último Campeonato Argentino: 16º

Principal jogador: Juan Otero

Time base: Andújar; Facundo Sánchez, Schunke, Leandro Desábato, Gastón Campi; Rodrigo Braña, Iván Gómez, Lucas Rodríguez, Gastón Giménez; Lucas Melano, Juan Otero.

 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895