Boca empata com Gimnasia e garante o bicampeonato argentino

Boca empata com Gimnasia e garante o bicampeonato argentino

publicidade

Boca conquistou o bicampeonato argentino - Foto: Juan Mabromata / AFP


 

A Superliga Argentina da temporada 2017/18 conheceu seu campeão na noite desta quarta-feira. O Boca Juniors enfrentou o Gimnasia, em La Plata, e conquistou o empate necessário para confirmar o bicampeonato restando ainda uma rodada para o término do torneio.

Mesmo precisando de apenas um empate para garantir o título, o Boca iniciou o jogo com uma postura ofensiva. Logo aos 12 minutos, Pablo Pérez abriu o placar e o caminho para o bicampeonato. O ex-jogador xeneize Colazo igualou ainda no primeiro tempo para o Gimnasia. No começo da etapa final, Ramon Ábila botou o Boca novamente na frente, dando tranquilidade para o time de Guillermo Schelotto. A pouco mais de 10 minutos do fim, o uruguaio Alemán acertou um belo chute de fora da área e voltou a empatar a partida. Mas era tarde para uma virada.

Com o título do Boca Juniors, o futebol argentino volta a ter um bicampeão nacional após 12 anos. O último clube a ganhar o campeonato de forma consecutiva havia sido exatamente o Boca, que sob o comando de Alfio Basile venceu os torneios Apertura e Clausura de 2005/2006.

Apesar da turbulência causada pela campanha irregular na fase de grupos da Libertadores da América, o título da Superliga Argentina foi conquistado de forma merecida pelo Boca Juniors. A equipe comandada por Guillermo Barros Schelotto teve altos e baixos, mas foi a mais regular do campeonato. E isso se mostra nos números. A uma rodada do fim da competição, os xeneizes têm o melhor ataque com, 47 gols marcados, e a segunda melhor defesa, com 19 tentos sofridos. O time também foi o que conquistou o maior número de vitórias, 18.

O Boca liderou a Superliga desde o começo. A equipe acumulou nove vitórias nas primeiras nove rodadas, quando apresentou um futebol que rendeu elogios em todo o país. Depois dessa arrancada, o time perdeu seus dois principais jogadores, o capitão Fernando Gago e o artilheiro Darío Benedetto, lesionados.

O Boca sentiu a falta da dupla e em poucos jogos conseguiu repetir o belo futebol do começo do torneio. Mesmo assim, em nenhum momento perdeu a liderança. Os rivais na caça ao líder se revezaram. O San Lorenzo inicialmente deu pinta de que seria o principal candidato a desbancar o time de Schelotto, mas perdeu fôlego. Talleres e Independiente também chegaram aparecer como postulantes a levantar a taça, mas acabaram brigando apenas por vaga na Libertadores de 2019. O Godoy Cruz encostou na reta final do torneio com uma campanha invicta em 2018, mas não foi suficiente para alcançar o seu primeiro título na divisão principal da Argentina.

Números do Boca bicampeão da Superliga 

26 jogos
18 vitórias
3 empates
5 derrotas
47 gols a favor
19 gols contra
Artilheiro: Benedetto, com nove gols

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895