Estudiantes e Independiente avançam e garantem maior presença de argentinos nas oitavas da Libertadores

Estudiantes e Independiente avançam e garantem maior presença de argentinos nas oitavas da Libertadores

publicidade

Estudiantes se classificou de forma heróica para as oitavas da Libertadores - Foto: Eitan Abramovich / AFP


A última noite da fase de grupos da Libertadores da América teve as classificações de Estudiantes e Independiente. Eles se juntam a Atlético Tucumán, Boca Juniors, Racing e River Plate deixando a Argentina com seis clubes nas oitavas de final da competição, algo inédito.

Até a edição deste ano da Libertadores, a Argentina havia colocado no máximo cinco clubes nas oitavas de final, o que ocorreu em 2008 e 2016. Neste ano, sete equipes do país iniciaram a competição. O Banfield foi eliminado na fase preliminar. Ou seja, os seis times presentes na fase de grupos avançaram para as oitavas.

A classificação emocionante da noite ficou por conta do Estudiantes. O time de La Plata recebeu o Nacional, do Uruguai, precisando de uma vitória por dois gols de diferença para ficar com o segundo lugar do Grupo 6. Logo no começo, os uruguaios marcaram um gol, o que obrigava o “Pincha” a fazer pelo menos três.

O Estudiantes pressionou, mas não conseguiu sequer empatar no primeiro tempo. Na volta do intervalo, o técnico interino Leandro Benítez mandou a campo o colombiano Juan Otero no lugar de Ivan Gómez. A troca deu resultado e Otero empatou a partida aos 15 do segundo tempo, de pênalti. Sete minutos depois, Lucas Melano marcou o segundo e colocou fogo no jogo.

A partida ficou ainda mais tensa e dois jogadores foram expulsos, Bergessio pelo Nacional e Braña no lado do Estudiantes. O time uruguaio conseguiu segurar o resultado até os 42 do segundo tempo, quando o árbitro paraguaio Mario Díaz marcou um duvidoso pênalti para os argentinos. Juan Otero bateu com categoria e anotou o gol que garantiu a classificação do Estudiantes. Após o apito final, os uruguaios, inconformados com a penalidade, foram para cima do trio de arbitragem.

O Independiente viveu situação mais tranquila que o Estudiantes nesta quinta-feira. A equipe de Avellenada precisava de uma vitória simples sobre o Deportivo Lara, da Venezuela, para confirmar sua vaga nas oitavas de final.

Desde os primeiros minutos ficou clara a diferença de qualidade entre os dois times. O Independiente teve o controle do jogo e perdeu uma série de oportunidades. Martín Benítez, com um gol olímpico, abriu o placar aos 38 do primeiro tempo.

Mesmo com a vantagem, o Rojo seguiu pressionando na segunda etapa. O centroavante Emanuel Gigliotti chegou a ter um gol mal anulado, mas depois marcou o segundo que decretou a vitória e a classificação do Independiente para as oitavas de final. Maior vencedor da Libertadores o time de Avellaneda vai em busca do octacampeonato da América.

 

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895