Independiente e Racing decepcionam e Argentina pode ter apenas dois grandes na Libertadores 2019

Independiente e Racing decepcionam e Argentina pode ter apenas dois grandes na Libertadores 2019

publicidade

Racing foi derrotado pelo Colón dentro de casa - Foto: Racing / Divulgação

Com o Boca Juniors já campeão e os quatro rebaixados conhecidos, a última rodada da Superliga Argentina serviu para definir os classificados para as competições continentais de 2019. Dois dos times mais elogiados do país pelo bom futebol apresentando, Independiente e Racing decepcionaram e, mesmo dependendo de suas próprias forças, não conseguiram garantir vagas na Libertadores do ano que vem.


Os dois times de Avellaneda enfrentaram na 27ª e última rodada da Superliga os rivais de Santa Fe, que buscavam vagas na Copa Sul-Americana. O primeiro confronto, entre Independiente e Unión, ocorreu no sábado em Santa Fe. Beneficiada pelo empate do Huracán com o Boca Juniors, a equipe comandada por Ariel Holán precisava de uma vitória simples para confirmar uma vaga direta na Libertadores de 2019. O Rojo, porém, foi derrotado por 1 a 0 e teve de se contentar com um lugar na Copa Sul-Americana.


A derrota do Independiente deixou o Racing em boas condições para se classificar para a Libertadores da América. Diferente do rival, que jogou fora de casa, a Academia tinha seu último jogo diante do Colón em Avelleneda nesta segunda-feira. O Racing, no entanto, conseguiu causar uma decepção ainda maior para sua torcida. O time de Eduardo Coudet saiu vencendo logo no começo do jogo, mas sofreu a virada e acabou derrotado pelo Colón por 3 a 1.


Como o River Plate também ficou apenas na zona de classificação para a Sul-Americana, a Argentina tem apenas dois de seus cinco clubes considerados grandes com vagas asseguradas na Libertadores de 2019: Boca Juniors e San Lorenzo. Os outros classificados de forma direta são o Godoy Cruz e Huracán. O Talleres vai para a fase preliminar.


Chance de vaga na Copa Argentina


A última vaga da Argentina na Libertadores de 2019 será dada ao campeão da Copa Argentina, que se encerra no final do ano. Se o campeão da Copa for um time já classificado via Superliga, a vaga irá para o vice.  Se os dois finalistas estiveram na Libertadores, a vaga irá para o semifinalista melhor colocado na última Superliga.


Vagas por Libertadores e Sul-Americana de 2018


Por ser o primeiro  clube fora da zona de classificação, o Independiente pode ganhar uma vaga na Libertadores de 2019 caso um time argentino que já esteja classificado vença a Sul-Americana ou a Libertadores de 2018. Neste caso se enquadram o San Lorenzo (Sul-Americana) e o Boca Juniors (Libertadores). Caso Boca e San Lorenzo sejam campeões dos torneios continentais, além do Independiente, o Racing também fica com vaga na Libertadores de 2019.


Vale lembrar que Independiente, River Plate e Racing estão na Libertadores 2018. Se um deles for campeão, garante vaga na edição do próximo ano.


Argentinos classificados para a Libertadores 2019:


Boca Juniors


Godoy Cruz


San Lorenzo


Huracán


Talleres (fase preliminar)


Classificados para a Sul-Americana:


Independiente


Racing


Defensa y Justicia


River Plate


Unión de Santa Fe


Colón de Santa Fe


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895