Noites de crônicas boêmias
capa

Noites de crônicas boêmias

A safra 2019 da oficina Santa Sede tem sessões de autógrafos de dois livros de crônicas nesta quinta, 24, e na próxima quinta, 31 de outubro

Professor das oficinas há nove anos, Rubem Penz exibe os dois novos livros que serão autografados nas duas quintas, 24 e 31 de outubro

publicidade

Os cronistas da Safra 2019 Santa Sede, crônicas de botequim e da Master Class Santa Sede autografam nesta quintas-feira e na próxima (dias 24 e 31 de outubro as antologias do ano na oficina que pratica o gênero, flertando com a boêmia de Porto Alegre, entre cervejas, sucos e petiscos. As duas recepções aos leitores acontecerão a partir das 19h30min no bar Apolinário (José do Patrocínio, 527, Cidade Baixa), mesmo local onde os livros foram escritos em encontros semanais entre março e agosto.

            Alcançando sua décima edição ininterrupta, a Santa Sede traz como tema “família”, desenvolvido nos nove capítulos do livro intitulado "Almoço de Domingo", cuja madrinha é a ex-patrona da Feira do Livro de Porto Alegre, a premiada escritora Valesca de Assis. Por sua vez, a sexta edição da Master Class homenageia o saudoso guru carioca do Méier na obra "Por cima é Millôr" com minicrônicas, aforismos, haicais e outras (ins)pirações do desenhista, humorista, dramaturgo, escritor, poeta, tradutor e jornalista carioca, morto em 27 de março de 2012. As duas obras são publicadas pela editora Metamorfose. 


            Por iniciativa do escritor Rubem Penz e inspirada na rotina dos mestres do gênero, a Santa Sede existe desde 2010. O projeto foi agraciado com dois prêmios literários gaúchos em duas recentes edições: o Açorianos de Literatura 2016, categoria Destaque Literário, e o Livro do Ano AGES 2017. 

A antologia "Almoço de Domingo" é dividida em nove eixos temáticos/capítulos: Mãe, Casa dos Avós, Irmãos, Almoço de Domingo, Novas Famílias, Filhos, Aventuras & Desventuras nas Férias, Herança e Pai. Estarão autografando a obra, nesta quinta, 24, os seguintes autores/cronistas: César Diogo, Tamara Cé, Jussara Wittmann, Sílvio Sodré, Antônio Carraro, Dio Santanna, Marcia Ribeiro, Ananyr Fajardo e Rose Colombo.

A obra que será autografada no dia 31, às 19h30min, "Por Cima é Millôr" surgiu na mesa central da Sala 5 do bar Apolinário, a partir da leitura coletiva de "Millôr Definitivo - a Bíblia do Caos" e da distribuição das letras do alfabeto para que cada autor exercitasse as minicrônicas, aforismos, haicais, a partir de uma palavra que começasse com aquela letra. Assim desde Autoajuda, passando por Entrecot e Genitália, KKK, Mal-amados, Poliglotas, Ultraman até Zumbido, fez-se (fiat lux) literárial Autografarão a obra os seguintes autores: João Willy, Felipe Basso, Gerson Kauer, Ângela Puccinelli, Patrícia Faccioni, José Elesbán Rodrigues, Jane Ulbrich, Rosane Levenfus, Tom Saldanha, Tatiana Druck, Renata Morsch, Avelina Gastal, Gabriela Guaragna e Magnus Pilger.

Serviço:
O que: Noites de autógrafos dos livros
"Almoço de domingo"– Santa Sede 10, Safra 2019 (Ed. Metamorfose, 2019)
200 pág. / 23cm / R$35,00
Quando: Dia 24.10.2019, quinta-feira, a partir das 19h30min

"Por cima é Millôr – Minicrônicas, aforismos e outras (ins)pirações ..." (Ed. Metamorfose, 2019)
176 pág. / 23cm / R$35,00
Quando: Dia 31.10.2019, quinta-feira, a partir das 19h30min


Onde: Bar Apolinário, Rua José do Patrocínio, 527, bairro Cidade Baixa, Porto Alegre – com estacionamento próprio