Interesse pela zona Sul cresce em Porto Alegre

Interesse pela zona Sul cresce em Porto Alegre

Região é, cada vez mais, foco de moradores e investidores

Henrique Massaro

Boa parte dos porto-alegrenses opta pela zona Sul pela proximidade do verde e do Guaíba

publicidade

Considerada uma região de grande potencial demográfico dentro de Porto Alegre, a zona Sul vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Se, décadas atrás, no imaginário popular, a região podia ser estereotipada como “afastada” do restante da cidade, nos últimos anos, ela se tornou central para boa parte dos porto-alegrenses, que cada vez mais optam pela zona Sul pelo seu verde em abundância, sua proximidade do Guaíba e seu pôr do sol, sua “cara de bairro” em pleno território de uma grande metrópole ou pela abundância de serviços oferecidos. Como costuma acontecer, o aumento do interesse público acaba sendo acompanhado do econômico.

No dia 15, por exemplo, dezenas de pessoas se reuniram em um evento de conexão empresarial local realizado no Praça MW da Real Empreendimentos, um mall localizado em um complexo multiúso formado também por torres comerciais e residenciais na avenida Wenceslau Escobar. O espaço, construído no mesmo terreno onde funcionava um supermercado, foi concluído no fim de fevereiro. O investimento se soma a outros em andamento para atrair o público na região.

Com obras a pleno vapor, o Pontal do Estaleiro, da SBV Par, é um empreendimento estimado em R$ 375 milhões, formado por parque, torre multiúso, shopping, hub de saúde e centro de evento localizado à beira do Guaíba, onde ficava o antigo Estaleiro Só. Já o Golden Lake da Multiplan Empreendimentos será o primeiro bairro privativo da Capital, localizado na avenida Diário de Notícias, perto do BarraShoppingSul, com 163 mil metros quadrados e 18 torres, além de uma previsão de R$ 170 milhões em melhorias na região, em contrapartida ao projeto.

Mas, antes da chegada da maior parte dos investimentos expressivos mais recentes, o potencial da zona Sul foi percebido por quem morou por lá a vida inteira. É o caso de Denise Castro e Katia Dornemann, que há quatro resolveram criar um projeto para falar e fomentar as tantas atividades que ocorrem somente do território que vai da Fundação Iberê Camargo até Itapuã – que já é Viamão, mas ainda é considerado parte da região. Assim nasceu a promotora de eventos A Zona Sul é a Minha Praia.

Uma das iniciativas é a criação de roteiros que podem ser feitos apenas na zona Sul. O roteiro Destinos de Verão, por exemplo, reúne diversas atividades, desde opções de lazer aproveitando a natureza até dicas gastronômicas locais, promovendo antigos e novos empreendedores. A publicação, produzida em versão on-line e impressa para circular pela cidade, mostra que os bairros da zona Sul têm, além de diferentes cafés, bares e restaurantes, sítios, clubes náuticos, praças, parques e morros para serem descobertos e comprova que se trata de uma região consolidada como cartão-postal da Capital com o diferencial de ainda ter muito espaço para crescer. 

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895