Celebração ao poeta gaúcho Oliveira Silveira

Celebração ao poeta gaúcho Oliveira Silveira

Homenagem ocorreu na transmissão da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre

Transmissão homenageou o poeta e ativista gaúcho Oliveira Silveira

publicidade


A live para Celebrar o Poeta Gaúcho Oliveira Silveira aconteceu na quarta-feira (11), por meio da plataforma do YouTube. O evento faz parte da programação da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece de forma virtual em razão da pandemia da Covid-19 e se termina no próximo domingo (15). Participaram do encontro a  poeta, musicista, conselheira da Associação Negra de Cultura (ANdC) e integrante da Sociedade Partenon Literário e da International Writers and Artist Association (IWA),  Lilian Rocha, e o   professor e patrono da 66ª Feira do Livro de Porto Alegre, Jeferson Tenório, e o professor, crítico cultural e ex-patrono da Feira, Antonio Hohlfeldt. 

Iniciando a conversa, Lilian falou sobre a estrutura da programação e apresentou os demais participantes e também falou sobre o tema da Feira do Livro de Porto Alegre desse ano “Janelas abertas para a Praça”. “A partir de Porto Alegre e chegando a muitos lugares, estamos convidando a todos que participem dessa edição. O site www.feiradolivropoa.com.br funciona como uma plataforma”, disse Lilian.

O tema da transmissão, sobre o ativista Oliveira Silveira, também foi comentado. Para dar continuidade ao bate-papo, Lilian leu um dos poemas de Oliveira, chamado “Sou”. Em seguida, contou como conheceu o poeta gaúcho, objeto da homenagem. “Tive a oportunidade de conhecê-lo ainda na minha infância, através do grupo ‘Razão Negra’. Ali eu conheci o ativista Oliveira Silveira”, contou a poeta.

Ao ter a palavra, Jeferson Tenório comentou sobre o poema lido. “É impressionante como o Oliveira tem essa capacidade de conjugar o passado e o presente em seus poemas. Ao mesmo tempo que ele diz ‘sou’, ele diz ‘foi’. Esse trânsito faz com que ele presentifique o passado”, disse o professor. O patrono da Feira do Livro ainda relatou como conheceu o poeta, através de um amigo em comum. “Nas aulas de um cursinho pré-vestibular para pessoas negras, ele apresentou para nós a poesia do Oliveira Silveira”, relatou.

 A influência de Oliveira na vida de Tenório o fez ter uma consciência racial e intelectual a partir de uma experiência negra. “É isso que eu acho bonito, porque o Oliveira Silveira influenciou muitas pessoas, mas ele não sabe disso”, falou o patrono. Ao terminar, leu um poema de Oliveira falando sobre suas origens.

Antonio Hohlfeldt começou mostrando alguns exemplares das obras de Oliveira Silveira que possui. Muito antigos, alguns tinham até a caligrafia do poeta. Ele explicou que Oliveira nunca conseguiu, em vida, um editor. Todas as suas obras foram publicadas por ele mesmo.

Nicoli Silveira / UniRitter

 


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895