Debate especial para celebrar Oliveira Silveira

Debate especial para celebrar Oliveira Silveira

Em mais uma atividade da Feira do Livro online, escritores se reúnem para debater a vida e obra do poeta gaúcho

Escritores se reúnem para debater a vida e obra do poeta gaúcho

publicidade

Dando continuidade às atividades online da Feira do Livro, na noite de quarta-feira (11) os escritores Antônio Hohlfeldt e Jeferson Tenório, com mediação da poeta Lilian Rocha, se reuniram para celebrar a vida e obra de Oliveira Silveira, poeta gaúcho, pesquisador da cultura afro-brasileira e um dos fundadores do Grupo Palmares. Ele faleceu em 2009 deixando um legado de diversas obras literárias, muitas delas com a temática negra.

Para Jeferson Tenório, atual patrono da Feira do Livro, suas obras o influenciaram para além da literatura. “É impressionante o quanto ele acabou me influenciando nesta tomada de consciência, tanto consciência racial como consciência intelectual a partir de uma experiência negra” pontua.

No debate especial, os escritores leram diversos poemas do autor e ressaltaram que não foi somente com as temáticas negras que Oliveira Silveira construiu sua obra. “Eu acho que é empobrecer a poesia do Oliveira Silveira dizer que ele só falava da questão da negritude, tem outros povos na obra dele”, afirma Antônio Hohlfeldt. 

Segundo Tenório, para além das questões raciais o autor traz outros elementos importantes na narrativa. “Ele é um poeta que tem sua militância, ele coloca elementos da negritude, mas ele também tem essa vertente existencial, essa vertente filosófica muito profunda com a questão da identidade”, explica.

A poeta Lilian Rocha relembra que, em 2019, após 10 anos do falecimento do poeta muitas homenagens foram realizadas a fim de celebrar suas obras, mas levanta a questão se há outras ações para incentivar a inserção do mesmo na escolas, visto sua importância para a cultura gaúcha. Tenório explica que para isso “é preciso políticas públicas, que façam que haja a compra destes livros, que eles sejam colocados à disposição também das bibliotecas comunitárias e bibliotecas nas escolas”, afirma.

Para finalizar Tenório relembra que em outras edições da feira o autor também foi lembrado, porém nunca teve a oportunidade de ser homenageado com a patronagem. “Só lamento que ele não tenha sido um patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Fica aqui minha homenagem na condição de patrono deste ano a Oliveira Silveira, dizendo aqui que gostaria muito que ele pudesse ter tido essa oportunidade” conclui.

Jeannifer Machado / Faculdade São Francisco de Assis


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895