Em dez anos, Banco de Livros recebe mais de 1,5 milhão de doações

Em dez anos, Banco de Livros recebe mais de 1,5 milhão de doações

Iniciativa criada através da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais comemorou uma década durante a Feira do Livro

Correio do Povo

Projeto tem ponto de coleta na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre

publicidade

*Lohana Souza (4º semestre Unisinos)

O Banco de Livros comemorou dez anos nesta semana, durante a 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. O objetivo do projeto é atuar a favor da mudança na sociedade através da leitura, com a missão de fazer circular o conhecimento entre as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais de 1,5 milhão de livros foram doados pela população. A iniciativa foi criada através da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais, ligada à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).

A bibliotecária Neli Miotto destacou que o Banco estimula a leitura em áreas mais pobres, beneficiando crianças, adultos, jovens, idosos, presídios e associações de bairros. Ela falou sobre o lançamento dos exemplares “Vozes de um Tempo”, obra produzida por 169 autores que cumprem pena em diversos presídios do Estado. “Estamos no quarto volume deste livro com textos dos apenados, fizemos a seleção de 441 textos, entre os quais foram selecionados crônicas, poesia, contos e ilustrações. Os livros não são comercializados, mas sim distribuídos gratuitamente para unidades prisionais gaúchas”, ressaltou.

Participação além da doação de livros 

Em conjunto com os outros Bancos Sociais e universidades acontece não somente a doação de livros, mas também de mobiliário e computadores, além da  participação em ações que estimulem a leitura em diversos espaços, como estações da Trensurb, asilos, postos de saúde e do Catamarã. 

O presidente do Banco do Livro, Waldir da Silveira, falou sobre a importância do Banco na vida das pessoas. “Nesses dez anos anos é gratificante que conseguimos mudar a vida de pessoas nessa trajetória, levamos o acesso à cultura, abrimos mais de 1,2 mil espaços de leituras na nossa história e também estamos fazendo o livro retornar à sociedade”, salientou.

A engenheira agrícola Michele Moura realiza doações há mais de cinco anos durante a Feira e contou que centralizar o recebimento dos livros em um único local ajuda a se ter mais doações.  “Os livros que estavam parados em casa ajudam outras pessoas. Quando era mais nova não tinha a possibilidade de ter tanto acesso aos livros, agora que posso, acho muito importante a doação, pois damos a possibilidade de outras pessoas terem acesso a esse mundo fantástico.” 

Como doar 

A instituição incentiva que a população continue doando livros nos pontos de recebimento, no estande do Banco de Livros durante a Feira e nos estacionamentos da Safe Park, localizados em Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Caxias, Gramado, Lajeado e Passo Fundo. As entidades que quiserem construir um espaço de leitura podem entrar em contato pelo e-mail balcaodeprojetos@bancossociais.org.br.



 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895